O Kali Linux 2020.4 foi lançado pela Offensive Security e traz algumas mudanças significativas, com destaque para o shell padrão que passou a ser ZSH.
A ideia de deixar o Bash de lado não é nova e vinha ganhando força no últimos 3 meses e com isso, o Linux dar um grande passo a frente.
Para quem não sabe, o Kali Linux é uma das ramificações Linux derivada do Debian que vem com vários pacotes de software e ferramentas que auxiliam pesquisadores de segurança cibernética e hackers éticos em testes de invasão e auditorias de segurança.
Neste lançamento, a equipe do Kali Linux apresenta uma série de novos recursos que foram desenvolvidos especialmente para esta nova versão.
Kali Linux muda shell padrão para ZSH
O Kali Linux iniciou as mudanças em sua arquitetura de Bash para ZSH em agosto, agora os usuários pudem se beneficiar dos vários plugins, temas e novos recursos, incluindo expansões de caminhos, alteração automática de diretório e sugestões automáticas.
Como atualizar para o Kali Linux 2020.4 com ZSH
Para os usuários que já possuem uma versão anterior do Linux, será necessário uma atualização para a versão mais recente.
O processo é bem simples, será preciso apenas copiar manualmente a nova configuração ZSH do Kali e aplicar como seu shell padrão.
Isso pode ser feito com os seguintes comandos:
cpi /etc/skel/.zshrc ~/
chshs /bin/zsh
Novo tema Bash para Kali Linux
Além da nova arquitetura, esta versão também reformula o shell Bash incluindo um tema de aparência semelhante ao shell ZSH do Kali. As novas instalações do sistema já vem vem este novo tema e com o Bash.
No entanto, se você deseja aplicar as atualizações, precisará copiar o novo arquivobashrc usando os seguintes comandos:
cpibashrc{,.bak}
cpi /etc/skel/.bashrc ~/
source ~/.bashrc
Lista de mudanças no Kali Linux 2020.4
- ZSH é o novo shell padrão: ZSH é confirmado como shell Padrão;
- Reforma do shell Bash: Pode não funcionar como ZSH, mas agora o Bash se parece com ZSH;
- Mensagem no login (MOTD): Indica proativamente aos usuários os recursos que resolvem os problemas detectados;
- Atualização de imagem da AWS: Agora no GovCloud. Inclui as ferramentas padrão de Kali (linha de comando) novamente com um novo endereço;
- Novas ferramentas e atualizações: Novo Kernel e várias novas ferramentas e atualizações para as existentes, além de definir Proxychains 4 como padrão;
- Atualizações do NetHunter: Novo menu de configurações do NetHunter, selecione entre diferentes animações de inicialização e Magisk persistente;
- Win-KeX 2.5: Novo "Modo de sessão aprimorado" traz Win-KeX para dispositivos ARM;
- Vagrant e VMware: Agora oferecemos suporte a usuários VMware que usam o Vagrant.
Esta versão também inclui novas ferramentas e atualizações
Como baixar o Kali Linux 2020.4
Para instalar uma nova versão do Kali Linux 2020.4, você pode baixar a imagem ISO que dar suporte a instalação completa do novo sistema.
Para aqueles que estão atualizando de uma versão anterior, user os seguintes comandos para atualizar e mudar seu shell padrão para ZSH:
echo "deb http://http.kali.org/kali kali-rolling main non-free contrib" | sudo tee /etc/apt/sources.list
sudo apt update && sudo apty full-upgrade
cpi /etc/skel/.bashrc ~/
cpi /etc/skel/.zshrc ~/
chshs /bin/zsh
[f /var/run/reboot-required ] && sudo rebootf
Para verificar se a atualização foi bem-sucedida use o seguinte comando:
grep VERSION /etc/os-release