Se você tem um PlayStation 5 ou PlayStation 5 Pro e gosta de jogar com o Variable Refresh Rate (VRR) ativado, talvez já tenha notado alguns engasgos estranhos em certos jogos.
Isso acontece quando o VRR está ligado e o jogo roda com taxa de quadros desbloqueada. Quem trouxe essa informação foi o pessoal da Digital Foundry, que testou vários títulos e identificou o problema.
Depois de uns 20 a 30 minutos jogando, aparecem travadinhas a cada oito segundos, mais ou menos. Jogos que estão apresentando esse problema:
- The Last of Us Part One
- The Last of Us Part Two Remastered
- Diablo IV
- Hogwarts Legacy
- Elden Ring
- Resident Evil 4
- Ratchet and Clank: Rift Apart
- Marvel's Spider-Man Remastered
- Metaphor: Refantazio
- Kingdom Come Deliverance II
Curiosamente, quando a Digital Foundry testou Kingdom Come Deliverance II no Xbox Series X, não encontrou o mesmo problema. Eles também testaram diferentes modelos de TVs, descartando a possibilidade de a falha estar relacionada à tela. Jogos que não parecem sofrer com esse problema:
- God of War Ragnarok
- Gran Turismo 7
- Immortals of Aveum
- Dragon's Dogma 2
A parte mais intrigante é que alguns desses jogos usam a mesma engine, mas nem todos sofrem com os engasgos. Por exemplo, Dragon's Dogma 2 roda na RE Engine da Capcom, a mesma de Resident Evil 4.
Mas enquanto o primeiro funciona sem problemas, o segundo apresenta travadinhas. Outro detalhe interessante é que o problema pode sumir temporariamente se você mudar a entrada da TV (por exemplo, alternar para um PC e depois voltar para o PS5).
Mas isso não é uma solução definitiva. A correção real precisa vir da Sony ou das próprias desenvolvedoras, dependendo se o problema está no sistema do console ou nos jogos específicos.
Por enquanto, a Sony ainda não se manifestou oficialmente sobre isso, mas ficamos de olho para trazer novidades assim que houver alguma atualização.