TecFoco / Consoles / Jogos do PS5 com VRR ativado estão travando; entenda o motivo

Jogos do PS5 com VRR ativado estão travando; entenda o motivo

Imagem de: Jogos do PS5 com VRR ativado estão travando; entenda o motivo

Se você tem um PlayStation 5 ou PlayStation 5 Pro e gosta de jogar com o Variable Refresh Rate (VRR) ativado, talvez já tenha notado alguns engasgos estranhos em certos jogos.

Isso acontece quando o VRR está ligado e o jogo roda com taxa de quadros desbloqueada. Quem trouxe essa informação foi o pessoal da Digital Foundry, que testou vários títulos e identificou o problema.

Depois de uns 20 a 30 minutos jogando, aparecem travadinhas a cada oito segundos, mais ou menos. Jogos que estão apresentando esse problema:

  • The Last of Us Part One
  • The Last of Us Part Two Remastered
  • Diablo IV
  • Hogwarts Legacy
  • Elden Ring
  • Resident Evil 4
  • Ratchet and Clank: Rift Apart
  • Marvel's Spider-Man Remastered
  • Metaphor: Refantazio
  • Kingdom Come Deliverance II

Curiosamente, quando a Digital Foundry testou Kingdom Come Deliverance II no Xbox Series X, não encontrou o mesmo problema. Eles também testaram diferentes modelos de TVs, descartando a possibilidade de a falha estar relacionada à tela. Jogos que não parecem sofrer com esse problema:

  • God of War Ragnarok
  • Gran Turismo 7
  • Immortals of Aveum
  • Dragon's Dogma 2

A parte mais intrigante é que alguns desses jogos usam a mesma engine, mas nem todos sofrem com os engasgos. Por exemplo, Dragon's Dogma 2 roda na RE Engine da Capcom, a mesma de Resident Evil 4.

Mas enquanto o primeiro funciona sem problemas, o segundo apresenta travadinhas. Outro detalhe interessante é que o problema pode sumir temporariamente se você mudar a entrada da TV (por exemplo, alternar para um PC e depois voltar para o PS5).

Mas isso não é uma solução definitiva. A correção real precisa vir da Sony ou das próprias desenvolvedoras, dependendo se o problema está no sistema do console ou nos jogos específicos.

Por enquanto, a Sony ainda não se manifestou oficialmente sobre isso, mas ficamos de olho para trazer novidades assim que houver alguma atualização.