O iOS 15 já está disponível em versão para o público e oferece suporte a muitos iPhones antigos, mas nem todos os novos recursos estarão disponíveis nestes dispositivos.
Todos os aparelhos com o iOS 14 podem receber a atualização para o iOS 15, incluindo o iPhone 6S e 6S Plus lançados a partir de setembro de 2015.
No entanto, para executar todos os recurso do iOS 15 é necessário uma quantidade de energia que só o chip A12 Bionic ou mais poderoso pode oferecer.
No iPhone, esse chip apareceu pela primeira vez na linha iPhone XS / XS Max e iPhone XR lançados em 2018. Isso significa que aparelhos lançados anteriormente a estes, não poderão ter todos os recursos do iOS 15.
Existem também alguns recursos que se aplicam apenas aos modelos mais novos, mas não estão relacionados ao processador. Se você não tem um iPhone de 2018 ou posterior, veja o que você vai perder.
Melhorias do FaceTime
Modo Retrato: Com a introdução do iOS 15, o FaceTime será inteligente o suficiente para desfocar o fundo atrás dos alto-falantes, assim como o modo Retrato no aplicativo Câmera. O recurso só estará disponível em modelos de iPhone mais recentes.
Áudio espacial: iPhones mais antigos também não têm a capacidade de processamento para criar o efeito da voz das pessoas vindo de diferentes direções. A Apple está prometendo criar "um campo sonoro que ajude as conversas a fluir tão facilmente quanto o fazem face a face".
Recursos do Apple Maps
Rotas a pé de realidade aumentada: Se você estiver usando um iPhone mais antigo, não será capaz de usar a visualização AR mais envolvente para suas rotas a pé, um recurso que o Apple Maps está inspirando-se no Google Maps.
Globo interativo: A Apple está tornando o Maps mais detalhado e envolvente, e as melhorias incluem uma visão do globo 3D com montanhas, florestas e outros recursos aprimorados, disponível apenas em iPhones com pelo menos um processador A12 Bionic.
Experiências urbanas detalhadas: Os detalhes extras no Apple Maps se estendem a estradas, árvores, pontos de referência e edifícios em cidades como São Francisco, Los Angeles, Nova York e Londres. Mas, será necessário um iPhone mais recente para ter todas as melhorias.
Chaves Digitais
Todos os sofisticados sistemas de chave digital que seu iPhone pode suportar por meio do iOS 15, desde desbloquear seu carro até entrar em um quarto de hotel, exigem um hardware que foi introduzido a partir do iPhone XS.
Novos truques de câmera
Texto ao vivo e pesquisa visual: O iOS 15 pode identificar e processar texto de imagem em uma variedade de aplicativos no iOS 15 e também fazer alguns truques inteligentes, como dizer a raça de um cachorro que você fotografou, mas apenas com o processador A12 Bionic ou algo mais novo.
Ampliar os vídeos QuickTake: Os vídeos QuickTake são onde você pressiona e segura o botão do obturador no modo Foto no aplicativo Câmera. O iOS 15 permite aumentar ou diminuir o zoom durante esses vídeos, deslizando para cima ou para baixo. Mas, será necessário um hardware mais recente do iPhone.
Siri melhor e mais rápida
Processamento da Siri no dispositivo: A Apple disse que a Siri processará mais ações no seu iPhone com iOS 15, melhorando a velocidade e a privacidade, mas se o seu aparelho não tiver o A12 Bionic ou algo mais recente, as solicitações da Siri ainda serão enviadas aos servidores da Apple para processamento.
Personalização do dispositivo pela Siri: Não ter uma CPU A12 Bionic ou algo mais novo também significa que Siri não pode calcular e salvar algumas personalizações para o seu telefone. Essas personalizações incluem novas palavras e tópicos de seu interesse.
Suporte offline da Siri: Com a introdução do iOS 15, a Siri é capaz de fazer mais no seu iPhone, sem estar online. Pense em configurar alarmes, iniciar aplicativos, ajustar o volume e assim por diante. Porém, isso não se aplica a iPhones lançados antes de 2018.
Ditado no dispositivo: para quem tem um iPhone mais antigo, o iOS 15 não será capaz de processar o ditado no seu dispositivo real. Em vez disso, ele será enviado para a nuvem, o que significa que será um processo um pouco menos privado e lento.
Weather animado
Os iPhones antigos também não terão os fundos animados de aparência elegante no aplicativo Weather apresentado com o iOS 15, que mostra as condições meteorológicas atuais por meio de gráficos gerados por computador.
Atualizações de áudio espacial
No iOS 15, alguns fones de ouvido AirPods Pro ou AirPods Max e alguma música Dolby Atmos, você pode obter o componente de rastreamento de cabeça dinâmico do recurso Spatial Audio da Apple, mas você precisa de pelo menos um iPhone 7 para isso estar disponível.
Rastreamento de saúde mais avançado
O iOS 15 implementou o Walking Steadiness que oferece alguns algoritmos personalizados para monitorar o quão estável é sua caminhada, mas este é um recurso exclusivo para iPhone 8 e dispositivos mais recentes.
Via: Gizmodo