A Intel anunciou sua nova série de processadores H de 11ª geração para notebooks com até 19% mais rápido do que os chips de 10ª geração.
Esses novos chips da série H de 11ª geração são construídos na arquitetura Willow Cove de 10 nm da empresa. Isso permite um desempenho mais rápido e eficiente do que a antiga plataforma de 14 nm da Intel.
De acordo com a Intel, esses novos processadores da série H oferecem um desempenho de thread único, sendo mais rápido do que qualquer chip móvel.
O topo da série H é o Core i9-11980HK, uma CPU de oito núcleos que pode atingir até 5 GHz em dois núcleos com a tecnologia Turbo Boost 3.0 da Intel.
Ele é capaz de atingir 4,5 GHz em todos os seus núcleos, útil para aplicativos multithread exigentes, como edição de vídeo e renderização 3D.
O 11980HK é totalmente desbloqueado, então você poderá fazer overclock o quanto quiser dentro dos limites do case do laptop.
Comparado com o Core i9-10980HK do ano passado, o novo chip pode chegar a ser até 21% mais rápido em jogos de alto desempenho. Dependendo do jogo que estiver rodando no dispositivo.
A Intel também comparou suas CPUs com as da AMD, obtendo um resultado com o i9-11980HK sendo 26% mais rápido do que o Ryzen 5900HX.
Até o menos poderoso Core i5-11400H teve um desempenho melhor, com clock de até 12% mais rápido do que Ryzen 9 5900HS da AMD.
No entanto, o i5 é 3% mais lento que o hardware da AMD em alguns títulos de jogos. Isso indica que a Intel só pode ter uma liderança de desempenho com seus chips i9.
As CPUs da série H de 11ª geração também apresentam PCIe 4.0, que suportará memória mais rápida e melhor desempenho de armazenamento. Além disso, possui 32 núcleos gráficos da UE com a nova arquitetura Xe da Intel e conectividade Thunderbolt 4.
Esses chips possuem muito menos núcleos gráficos do que as CPUs H35 e as CPUs Tiger Lake menos potentes da Intel, que ostentam até 96 Xe EUs.
Mas você não precisará de todo esse poder gráfico integrado se estiver realmente usando uma GPU dedicada, como todo sistema da série H irá.
Você ainda verá alguns benefícios gráficos, incluindo suporte de hardware para vídeo de 4K com 60 fps e um decodificador AV1 dedicado.
Não se sabe ainda se as afirmações da Intel são verdadeiras. Mas, pela grande quantidade de anúncios esta manhã, que inclui novos sistemas da Razer, Dell e ASUS, não deve demorar muito até que apareça novas informações.
Via: Engadget