Instagram é flagrado usando câmera do iPhone sem permissão

Imagem de: Instagram é flagrado usando câmera do iPhone sem permissão

Recentemente tem circulado alguns relatos de aplicativos populares de mídia social como TikTok e Linkedin pegos bisbilhotando a área de transferência dos usuários sem permissão. Agora foi a vez do Instagram.

Um novo recurso de privacidade do iOS 14, que faz parte da próxima grande atualização do sistema operacional móvel da Apple, iOS 14, acabou entregando o aplicativo.

A Apple vem testando o novo recurso de privacidade na versão beta do iOS 14. Sempre que um aplicativo de terceiros acessa a área de transferência, e outros recursos que copiam textos, uma notificação é exibida.

Esse recurso basicamente ajuda os usuários a entender como os aplicativos estão interagindo com seu aparelho, garantindo que nenhum dado importante seja vazado sem consentimento.

O Instagram foi flagrado com o indicador verde de "câmera ligada", sem a permissão do usuário. O ponto verde indica que o aplicativo está usando a câmera em segundo plano.

Além do novo recurso de privacidade, o iOS 14 Beta da Apple parece possuir também um recurso que detecta quando um aplicativo está usando a câmera ou o microfone do aparelho.

Em pronunciamento, um porta-voz do Instagram disse que o indicador aparece por engano, e que o bug já está sendo corrigido pela empresa numa próxima atualização do aplicativo para iOS.

"Nós acessamos sua câmera somente quando você solicita, por exemplo, quando você desliza de Feed para Câmera. Descobrimos e estamos corrigindo um bug no iOS 14 Beta que indica erroneamente que algumas pessoas estão usando a câmera quando não estão. Não acessamos sua câmera nessas instâncias e nenhum conteúdo é gravado", afirmou o Instagram em comunicado divulgado pelo The Verge.

Atualmente, o iOS 14 está disponível como versão beta e seus recursos de privacidade ainda não estão disponíveis ao público em geral. Espera-se ter uma ampla distribuição oficial neste outono.

Fonte: Techworm