IA da Apple estará disponível apenas no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max

Imagem de: IA da Apple estará disponível apenas no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max

A Apple está prestes a revelar diversos recursos de inteligência artificial (IA) com o lançamento do iOS 18, previsto para ser anunciado na WWDC 2024 em 10 de junho e liberado para o público em setembro.

Contudo, esses novos recursos de IA estarão disponíveis apenas para os modelos mais recentes, como o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, devido às suas capacidades avançadas de hardware​.

O iPhone 15 e o iPhone 15 Plus, que utilizam o chip A16 Bionic, não serão compatíveis com muitos dos recursos de IA do iOS 18, de acordo com Mark Gurman da Bloomberg.

A razão disso é o chip A17 Pro presente nos modelos Pro, que possui uma CPU e GPU mais rápidas, além de um motor neural de 16 núcleos capaz de realizar até 35 trilhões de operações por segundo.

Esse motor neural aprimorado é parte importante para a execução de tarefas de IA diretamente no dispositivo, diminuindo a dependência de recursos baseados na nuvem.

Entre os novos recursos de IA esperados no iOS 18, estão uma versão aprimorada da Siri, integração de IA em aplicativos como Mensagens e Apple Music para criar listas de reprodução automáticas, além de melhorias em aplicativos de produtividade como Keynote e Pages.

A Apple também está trabalhando para incluir suporte a RCS, trazendo funcionalidades avançadas de mensagem entre iPhone e dispositivos Android​.

Além disso, o macOS exigirá no mínimo um chip M1 para suportar esses novos recursos de IA, o que exclui dispositivos com processadores Intel​.

Essa estratégia da Apple parece focada em incentivar os usuários a atualizarem para os modelos mais recentes de seus dispositivos para usarem as novidades que o iOS 18 trará.