A Apple foi alvo de um ataque de ransomware que pode custar US $ 50 milhões. Os hackers roubaram uma quantidade considerável de projetos relacionados à fabricação e engenharia de produtos atuais e futuros da empresa.
Os projetos estavam sob responsabilidade da Quanta, uma empresa com sede em Taiwan que atua como um dos fornecedores da Apple para MacBooks e outros produtos.
O grupo de hackers russo REvil também conhecido como Sodinokibi reivindicou a autoria do ataque, eles são conhecidos por administrar um mercado de dados chamado "Happy Blog" na dark web.
A gangue de ransomware postou uma mensagem em seu portal da dark web alegando ter roubado as plantas de vários gadgets da Apple. A Quanta se recusou a pagar o resgate de US $ 50 milhões pelos dados roubados.

Como resultado, o grupo postou imagens roubadas, incluindo o redesenho recém-revelado do iMac da Apple em 20 de abril para coincidir com o último evento "Spring Loaded" da Apple para visibilidade máxima.
Quase todas as páginas dos esquemas incluíam a frase "Esta é propriedade da Apple e deve ser devolvida", confirmando que os documentos eram legítimos.
O vazamento também incluiu diagramas de fabricação do MacBook Air 2021 M1 da Apple e um laptop que ainda não foi lançado. A REvil está agora tentando fazer com que a própria Apple pague o valor até o inicio de maio.
O grupo planeja vazar mais esquemas e imagens dos futuros produtos da Apple todos os dias na dark web até que o resgate seja pago pela Apple ou pela Quanta.
Além disso, a gangue do ransomware também deu a entender que os dados de outras empresas podem vazar. Além da Apple, a Quanta também fabrica produtos para Microsoft, HP, Toshiba, Google, Facebook, Dell Alienware, Lenovo, LG, Blackberry, Fujitsu, Cisco e Vizio.
"Nossa equipe está negociando a venda de grandes quantidades de desenhos confidenciais e gigabytes de dados pessoais com várias marcas importantes", escreveram os membros do REvil.
Enquanto isso, a Quanta confirmou que um de seus servidores foi violado, mas não forneceu informações sobre a quantidade de dados roubados.
- Leia também: Apple vai ter que apostar pesado no hardware do iPhone 17 para vender mais, dizem analistas
"A equipe de segurança da informação da Quanta Computer trabalhou com especialistas externos de TI em resposta a ataques cibernéticos em um pequeno número de servidores Quanta", disse a empresa em um comunicado divulgado pela Bloomberg.
"Reportamos e mantivemos comunicações contínuas com as autoridades policiais e de proteção de dados relevantes sobre as atividades anormais observadas recentemente. Não há impacto material na operação de negócios da empresa.", Acrescentou.
A Quanta acrescentou que a pequena gama de serviços internos afetados pelo incidente foi retomada e está atualizando seu nível de segurança cibernética para proteger seus dados e melhorar sua infraestrutura atual.
A Apple se recusou a comentar as perguntas sobre o acordo.
Via: The Record