O site de tecnologia de negócios ZDNet, divulgou nesta segunda-feira (7), que hackers responsáveis por ataques aos sistemas da Embraer, começaram a vazar alguns dos arquivos confidenciais da empresa, o fato ocorreu depois da empresa se recusar a pagar o valor exigido pelo grupo em troca dos arquivos privados.
Ainda conforme a ZDNet, o conglomerado aeroespacial brasileiro optou por restaurar os sistemas de backup sem pagar o resgate dos arquivos, logo em seguida, os cibercriminosos divulgaram esses dados em um site hospedado na Dark Web.
A página onde foi divulgada as informações é administrada pelos responsáveis da disseminação do RansomExx, ou Defray777, um tipo ransomware que também foi usado durante a invasão ao STJ em Brasília, em novembro deste ano.
Os dados compartilhados mostram os registros de funcionários, fotos de simulações de voo, contratos comerciais além do código-fonte que possibilita atestar a veracidade e autenticidade das informações, além de sua origem nos servidores da Embraer, que não tinha conhecimento da ação dos criminosos.
Em um comunicado da empresa, foi reportado que o grupo teve acesso apenas a determinado ambiente da toda a plataforma interna do servido da empresa, assim o impacto temporário ocorre apenas em algumas de suas operações.
A Embraer ainda não falou sobre o caso.