GPUs NVIDIA receberão drivers de código aberto para Linux

Imagem de: GPUs NVIDIA receberão drivers de código aberto para Linux

A NVIDIA está iniciando a transição para módulos de kernel de GPU de código aberto. Em breve, os usuários poderão ter acesso aos drivers de código aberto no Linux com a atualização do driver R560.

Com o lançamento do driver R515, em maio de 2022, a NVIDIA deu os primeiros passos nessa jornada. Eles liberaram módulos de kernel de GPU para Linux como código aberto, utilizando as licenças GPL e MIT.

Naquele momento, o foco era em GPUs de datacenter, enquanto as GPUs GeForce e Workstation estavam em estado alfa.

Agora, dois anos depois, a empresa atingiu um desempenho equivalente ou até superior com seus módulos de kernel de código aberto e adicionando novos recursos substanciais.

Os novos módulos de kernel de código aberto vêm com:

  • Suporte para gerenciamento de memória heterogênea (HMM)
  • Computação confidencial
  • Arquiteturas de memória coerente das plataformas Grace

Quais GPUs serão suportadas?

Não são todas as GPUs da NVIDIA que serão compatíveis com os novos módulos de código aberto. Aqui está um resumo:

  • Plataformas de Ponta: Para GPUs como NVIDIA Grace Hopper ou Blackwell, os módulos de kernel de GPU de código aberto são obrigatórios. Drivers proprietários não serão suportados.
  • Arquiteturas Mais Recentes: Para GPUs Turing, Ampere, Ada Lovelace ou Hopper, a recomendação é mudar para os módulos de kernel de código aberto.
  • Arquiteturas Mais Antigas: Para GPUs Maxwell, Pascal ou Volta, os novos módulos não são compatíveis. Nesse caso, continue utilizando os drivers proprietários da NVIDIA.
CUDA NVIDIA
Fonte da imagem: NVIDIA

E as implantações mistas?

Se você possui uma combinação de GPUs antigas e novas no mesmo sistema, continue utilizando o driver proprietário.

Alguns analistas acreditam que essa mudança busca promover um ambiente mais aberto no Linux e aumentar a concorrência com a AMD, que já tem uma base sólida de consumidores nesse sistema operacional.

Com a adesão do desenvolvedor líder do Nouveau à NVIDIA, há uma expectativa de que futuras arquiteturas possam migrar totalmente para esses novos drivers de kernel de código aberto, mantendo a consistência com essa tendência.

Como mudar para o driver de código aberto?

A NVIDIA também detalhou métodos de instalação para alternar do driver proprietário para o de código aberto em uma postagem em seu blog oficial.

Portanto, quando a atualização do driver R560 for lançada, será possível seguir esses métodos para aproveitar todas as novidades.

A transição da NVIDIA para módulos de kernel de GPU de código aberto no Linux é uma grande contribuição para os usuários e desenvolvedores.

Essa mudança não só melhora a performance, mas também reforça a colaboração e a inovação dentro da comunidade Linux.