O Google Maps está recebendo mais funcionalidades para facilitar a navegação urbana, principalmente em áreas de tráfego intenso e cruzamentos complexos.
Com a ajuda da tecnologia Gemini AI, o aplicativo passará a indicar precisamente qual faixa o motorista deve ocupar, facilitando manobras e evitando decisões de última hora.
Inicialmente, essa nova atualizações chega aos dispositivos Android e iOS em aproximadamente 30 grandes áreas metropolitanas dos EUA, podendo se expandir para mais países em breve.
A ideia é melhorar a experiência dos usuários em locais menos conhecidos, reduzindo o estresse e tornando a condução mais segura.
Entre os novos recursos, a plataforma incluirá uma linha azul que orientará os motoristas na escolha das faixas nas próximas curvas, além de dar dicas sobre entrada de prédios e áreas de estacionamento próximas ao destino final.
O app do Google Maps também vai notificar condições climáticas adversas, como alagamentos e baixa visibilidade, oferecendo mais segurança e maior precisão sobre as rotas e possíveis problemas no caminho.
Isso complementa os recursos existentes, como a visualização 3D e a orientação de faixa, que serão ainda mais aprimorados com essas novas implementações.
Além disso, o Google Maps agora pode sugerir pontos de interesse com base nas preferências e no histórico de viagens dos usuários.
Esse recurso é muito útil para quem possui veículos elétricos, pois pode ser usado para encontrar estações de carregamento disponíveis, além de avaliar suas condições.
Para otimizar a experiência dos usuários, o Google utiliza IA para processar informações em tempo real e aplicar melhorias diárias na interface de navegação.
Com esses novos recursos, o Google Maps agora possui uma navegação mais inteligente e personalizada seguindo as tendências do mercado que está cada vez mais integrado com a IA.
Essa atualização traz benefícios para motoristas, pedestres e até mesmo para quem prefere opções sustentáveis, tornando o Google Maps um app mais completo e confiável para a mobilidade urbana.