Google começará a excluir contas inativas em 2023

Imagem de: Google começará a excluir contas inativas em 2023

O Google está implementando medidas rigorosas para aprimorar a segurança de seus serviços e anunciou um plano para excluir contas inativas a partir deste ano.

A gigante das buscas argumenta que contas negligenciadas, esquecidas ou sem atividade apresentam maior risco de comprometimento.

Geralmente, essas contas dependem de senhas antigas ou reutilizadas, não possuem autenticação de dois fatores e não receberam verificações de segurança do usuário.

De acordo com a nova política de uso do Google, a partir de dezembro de 2023, contas que estiverem inativas por dois anos ou mais serão excluídas de todas as plataformas, incluindo Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet e Calendar), YouTube e Google Fotos.

As contas inativas vinculadas ao YouTube terão seus vídeos excluídos, independentemente de sua popularidade ou número de visualizações.

No entanto, a empresa não planeja sair excluindo contas inativas indiscriminadamente. A nova política do Google para contas inativas afetará apenas as contas pessoais.

Isso significa que contas de organizações, como empresas ou escolas, serão mantidas independentemente de quão antigas ou inativas sejam.

Os usuários também terão várias várias opções e oportunidades para evitar a exclusão de sua conta. As primeiras contas inativas a serem excluídas serão aquelas que nunca foram utilizadas.

O Google também garantiu que enviará vários avisos e notificações durante alguns meses antes de excluir uma conta. Isso dará a chance do usuário reativar a sua conta.

Para evitar a exclusão da conta, o usuário terá que realizar ações simples como assistir vídeos no YouTube, ler ou enviar e-mails, ou utilizar qualquer serviço do Google logado na conta, incluindo pesquisas e serviços de aplicativos.

Google pode iniciar exclusão em massa de canais do YouTube

Apesar dessa medida não parecer tão rígida, poderemos ver uma exclusão em massa de canais do YouTube e contas do GDrive, já que muitos usuários perderam o acesso a sua conta devido a falta de verificação segurança.

Por exemplo, usuários que perderam acesso a sua conta devido a troca de número de telefone e não atualizaram as informações da conta, serão os mais afetados.

O Google possui uma política de recuperação de conta muito insensata, principalmente para aqueles que usam e-mail próprio que não seja do Gmail.

Você não consegue recuperar uma conta simplesmente por que o Google é incapaz de enviar um link de recuperação para o e-mail cadastrado se você não tiver mais acesso ao número de telefone cadastrado.

Recuperação de Conta Google
Página de recuperação de conta do Google

Resumindo, num futuro próximo poderemos ver canais antigos com vídeos populares sendo excluídos, além de aumentar as chances de encontrarmos muitos links de arquivos do Google Drive quebrados.

Via: Android Police