A Samsung pode estar trazendo de volta uma função de câmera que fez muito sucesso no passado. Segundo rumores, o Galaxy S26 Ultra pode contar com abertura de lente variável, um recurso que apareceu no Galaxy S9 e S9 Plus e que depois foi abandonado.
Se isso for verdade, esse avanço pode melhorar ainda mais a qualidade das fotos e vídeos, dando mais flexibilidade para os usuários.
O conhecido vazador Ice Universe soltou a informação no Weibo, rede social chinesa, dizendo que a Samsung pode estar testando um sistema de abertura variável na câmera principal do S26 Ultra.
Se isso for confirmado, as outras câmeras do aparelho provavelmente continuarão com abertura fixa. Como essas grandes empresas fazem diversos testes com protótipos antes do lançamento, é possível que alguém da cadeia de fornecimento da Samsung tenha repassado essa informação.
Mas ainda há muita dúvida no ar. Para quem não lembra, no Galaxy S9 e S9 Plus, a Samsung introduziu a tecnologia de abertura dupla, onde a lente podia mudar entre duas posições, F/1.5 e F/2.4.
Isso ajudava a capturar imagens melhores em diferentes condições de luz. Essa mesma tecnologia também apareceu no Galaxy S10, mas depois sumiu dos modelos seguintes.
Agora, a grande questão é, a Samsung vai trazer de volta o mesmo sistema com duas posições de abertura ou podemos esperar algo ainda mais avançado, como três ou até quatro níveis de ajuste?
Se a marca conseguir desenvolver uma tecnologia mais sofisticada, isso pode representar um grande salto na qualidade fotográfica dos celulares. Outro detalhe que pode fazer diferença é o processador do Galaxy S26 Ultra.
Um dos protótipos em teste teria apenas o Snapdragon 8 Elite Gen 2, que conta com um processador de imagem mais potente, o que pode ajudar a melhorar ainda mais as fotos.
Ice Universe tem errado algumas previsões no passado, mas muitos fãs esperam que a Samsung traga novidades exclusivas para o seu topo de linha.
Com a aproximação do fim de 2025, mais informações devem surgir sobre o Galaxy S26 Ultra. Para quem gosta de tecnologia e fotografia, essa pode ser uma mudança muito bem-vinda.