A Valve pode estar trabalhando para integrar o emulador Waydroid ao Steam, o que é uma boa notícia para quem gosta dos jogos Android e usa esse serviço.
Quem descobriu isso foi o famoso vazador Bradley Lynch. Mas o que isso significa na prática? Vamos te explicar tudo de um jeito simples e direto.
O Waydroid é um emulador Android de código aberto que roda em sistemas GNU/Linux. Ele traz todos os aplicativos Android diretamente para o PCs, e também funciona lado a lado com os apps Linux.
Com o Waydroid, o Android roda dentro de um contêiner, o que significa que ele tem acesso direto ao hardware do PC.
Ele usa várias técnicas avançadas (como namespaces Linux e LXC) para garantir que o Android funcione sem problemas no sistema. Ele é totalmente gratuito e está disponível no GitHub.
A integração do Waydroid ao Steam é um grande passo, principalmente para os donos do Steam Deck. Isso porque, atualmente, o Waydroid só funciona bem em GPUs Intel e AMD.
Se você tem uma GPU NVIDIA, a performance pode não ser das melhores. Mas como o Steam Deck é equipado com hardware AMD, o Waydroid vai rodar liso como manteiga.
Você vai poder jogar seus jogos Android favoritos no seu Steam Deck, com uma experiência de console portátil.
Além disso, o Waydroid adiciona vários recursos ao Android, como janelas de formato livre e suporte para jogos e entretenimento em tela cheia.
O desenvolvimento de um aplicativo Steam com o logotipo do Waydroid começou no final de maio e continua a todo vapor. Mas a Valve ainda não confirmou oficialmente.
Enquanto no PC existem várias opções para rodar jogos Android (como o app dedicado do Google), a expectativa é que o Steam Deck possa se beneficiar dessa integração em breve.
Isso significa que você poderá jogar os jogos Android diretamente no Steam, com toda a conveniência que só o Steam Deck oferece.