O driver das GPUs Intel Arc agora oferece suporte para as CPUs Lunar Lake "Core Ultra 200V", abrangendo as iGPUs Arc 140V e Arc 130V baseadas na arquitetura Xe2.
A atualização foi lançada em 23 de agosto, junto com otimizações para jogos como Call of Duty: Black Ops 6 e melhorias para sistemas com chips da Intel.
Este novo driver Intel Arc tem como foco otimizações de jogos, mas a Intel também incluiu o suporte para o novo hardware, especificamente para as iGPUs Arc 130V e 140V que estarão presentes nos processadores Lunar Lake.
Com essa atualização, as iGPUs Arc 140V e Arc 130V estão preparadas para oferecer desempenho estável e otimizado nos dispositivos que as utilizarem.
A chegada oficial das CPUs Lunar Lake está prevista para a primeira semana de setembro, mas, mesmo antes do lançamento, essas GPUs já começaram a receber suporte de driver para preparar o novo hardware para o mercado.
Para quem não sabe, as iGPUs Arc 130V e 140V da Intel fazem parte da família Lunar Lake, que utiliza a arquitetura Xe2-LPG.
Esta é a primeira confirmação oficial dos nomes dessas iGPUs pela Intel, que mencionou que os processadores Lunar Lake serão destinados principalmente a plataformas móveis focadas em eficiência energética.
Serão ao todo nove SKUs, todos com 8 núcleos e 8 threads, mas com variações nas especificações, como velocidade de clock e capacidade da iGPU.
O Intel Arc 130V será integrado aos processadores de gama baixa e média, como os chips Core Ultra 5 200V, enquanto o Arc 140V será reservado para os processadores mais potentes, como o Core Ultra 7 e Ultra 9 200V.
As iGPUs terão diferentes velocidades de clock dependendo do SKU. Por exemplo, o Arc 140V, presente no carro-chefe Core Ultra 9 288V, terá 8 núcleos Xe2 e uma velocidade de clock de até 2,05 GHz. Já o Arc 130V, com 7 núcleos Xe2, terá uma velocidade de 1,85 GHz nos modelos Core Ultra 5.
Recentemente, benchmarks vazados revelaram um pouco do desempenho do Arc 140V no Geekbench, o que aumenta as expectativas para os novos chips Lunar Lake que devem ser oficialmente lançados em 3 de setembro.
Até lá, é provável que mais informações vazem, permitindo um melhor entendimento sobre o desempenho dessas novas iGPUs.