TecFoco / Jogos / Donkey Kong Bananza terá quedas de FPS e Nintendo explica

Donkey Kong Bananza terá quedas de FPS e Nintendo explica

Imagem de: Donkey Kong Bananza terá quedas de FPS e Nintendo explica

A Nintendo está prestes a lançar Donkey Kong Bananza, o segundo grande jogo exclusivo do Switch 2. O game começou a ser desenvolvido ainda na época do Switch original, assim como aconteceu com Mario Kart World.

Mas por que ele não foi lançado para os dois consoles, o antigo e o novo? O diretor do jogo, Kazuya Takahashi, da equipe Nintendo EPD, explicou isso em entrevista ao site espanhol La Vanguardia.

Segundo ele, a ideia era criar uma sensação real de destruição no jogo, o que exigiu muitos objetos que podem ser quebrados, diferentes tipos de materiais e efeitos visuais intensos. Tudo isso só foi possível com o poder extra do Switch 2.

"Como já dissemos antes, queríamos criar uma continuidade através da cadeia de destruição, e para isso, precisávamos incluir uma grande quantidade de objetos destrutíveis. Isso só foi possível no Nintendo Switch 2, que permite colocar muitos elementos na tela ao mesmo tempo, com vários materiais e destruições em larga escala. Além disso, para aumentar a sensação de satisfação ao destruir algo, nos dedicamos bastante aos efeitos visuais e sonoros, bem como à aparência dos objetos destruídos", contou Takahashi.

Durante o teste do jogo, o entrevistador comentou que percebeu algumas quedas na taxa de quadros — ou seja, momentos em que a imagem do jogo ficou menos fluida. Takahashi respondeu que a equipe está ciente disso e que algumas dessas "travadinhas" são intencionais.

"Temos que considerar vários fatores. Primeiro, usamos intencionalmente efeitos como o hit-stop e câmera lenta para destacar os impactos. Segundo, como usamos uma tecnologia chamada voxel, às vezes o ambiente muda bastante com as destruições. Sabemos que nesses momentos o desempenho pode cair um pouco. Mas, como você disse, no geral o jogo é bem fluido, e nas partes em que há grandes mudanças, preferimos focar na diversão e jogabilidade", explicou o diretor.

Ou seja, a Nintendo não está muito preocupada com essas oscilações. A empresa aposta que a experiência como um todo vai ser positiva, e que a diversão vem em primeiro lugar.

A resposta definitiva sobre o desempenho do jogo vai aparecer mesmo na próxima semana, quando Donkey Kong Bananza será lançado oficialmente na quinta-feira, dia 17 de julho.