O Auxilio Emergencial fornecido pelo governo federal vem sendo de grande ajuda a muitas famílias no Brasil, diante da pandemia do Covid-19, as pessoas foram obrigadas a ficarem de quarentena até o controle do novo coronavírus que ainda não deu sinal de trégua.
Através de cadastro eletrônico, as pessoas podem solicitar seu Auxilio Emergencial e após uma verificação dos dados, se confirmado, a pessoa recebe uma conta Poupança que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa TEM. O procedimento exige apenas CPF e um número de celular.
O processo parece simples e que qualquer pessoa pode realizá-lo sem problemas, mas, a realidade é que muitas pessoas não dominam a tecnologia o suficiente para entender alguns procedimentos e acabam por solicitar ajuda ou partilhar seus dados para que um terceiro realize o cadastro.
E é ai que mora o perigo, devido a simplicidade do processo e poucos recursos para identificação da pessoa, criminosos podem acabar praticando golpes e desviando o dinheiro, isso por que o aplicativo Caixa TEM, oferece uma opção de pagamento de boleto com o saldo do auxilio recebido. Basta gerar um boleto por meio de algum serviço como PicPay ou Mercado Pago e pagar, o procedimento não exige que os dados sejam do mesmo titular.
Dicas contra fraudes e roubos do Auxilio Emergencial
- 1º Não aceite ajuda de estranhos;
- 2º Não negocie o valor do seu Auxilio Emergencial com ninguém, aguarde o tempo para saque;
- 3º Não responda propostas de estranhos prometendo liberar seu dinheiro;
- 4º Nunca passe seu CPF ou dados de acesso do aplicativo a terceiros;
- 5º Não clique em links suspeitos em redes sociais ou aplicativos como WhatsApp;
- 6º Use sempre o site oficial da Caixa ou o aplicativo Caixa TEM para buscar informações.
As dicas parecem óbvias, mas, existem pessoas que ainda não tem domínio das tecnologias recentes e podem facilmente serem enganadas por pessoas mal intencionadas que circulam na internet.
É importante proteger seus dados e evitar dores de cabeça num momento tão critico como esse. Se você também tem alguma dúvida sobre o Auxilio Emergencial fornecido pelo governo federal, deixe seu comentário abaixo.