Dicas para proteger seu Auxilio Emergencial contra fraudes e roubos eletrônicos

Imagem de: Dicas para proteger seu Auxilio Emergencial contra fraudes e roubos eletrônicos

O Auxilio Emergencial fornecido pelo governo federal vem sendo de grande ajuda a muitas famílias no Brasil, diante da pandemia do Covid-19, as pessoas foram obrigadas a ficarem de quarentena até o controle do novo coronavírus que ainda não deu sinal de trégua.

Através de cadastro eletrônico, as pessoas podem solicitar seu Auxilio Emergencial e após uma verificação dos dados, se confirmado, a pessoa recebe uma conta Poupança que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa TEM. O procedimento exige apenas CPF e um número de celular.

O processo parece simples e que qualquer pessoa pode realizá-lo sem problemas, mas, a realidade é que muitas pessoas não dominam a tecnologia o suficiente para entender alguns procedimentos e acabam por solicitar ajuda ou partilhar seus dados para que um terceiro realize o cadastro.

E é ai que mora o perigo, devido a simplicidade do processo e poucos recursos para identificação da pessoa, criminosos podem acabar praticando golpes e desviando o dinheiro, isso por que o aplicativo Caixa TEM, oferece uma opção de pagamento de boleto com o saldo do auxilio recebido. Basta gerar um boleto por meio de algum serviço como PicPay ou Mercado Pago e pagar, o procedimento não exige que os dados sejam do mesmo titular.

Dicas contra fraudes e roubos do Auxilio Emergencial

  • 1º Não aceite ajuda de estranhos;
  • 2º Não negocie o valor do seu Auxilio Emergencial com ninguém, aguarde o tempo para saque;
  • 3º Não responda propostas de estranhos prometendo liberar seu dinheiro;
  • 4º Nunca passe seu CPF ou dados de acesso do aplicativo a terceiros;
  • 5º Não clique em links suspeitos em redes sociais ou aplicativos como WhatsApp;
  • 6º Use sempre o site oficial da Caixa ou o aplicativo Caixa TEM para buscar informações.

As dicas parecem óbvias, mas, existem pessoas que ainda não tem domínio das tecnologias recentes e podem facilmente serem enganadas por pessoas mal intencionadas que circulam na internet.

É importante proteger seus dados e evitar dores de cabeça num momento tão critico como esse. Se você também tem alguma dúvida sobre o Auxilio Emergencial fornecido pelo governo federal, deixe seu comentário abaixo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.