Como resolver problema em impressora após atualização do Windows

Imagem de: Como resolver problema em impressora após atualização do Windows

Veja como solucionar o problema com impressoras que não funcionam após atualizar algumas versões do Windows 10 e 11, além de outras mais antigas.

Para quem não sabe, em 12 de outubro de 2021, a Microsoft lançou atualizações de segurança para várias versões do Windows com objetivo de corrigir bugs e vulnerabilidades que estavam sendo exploradas ativamente por hackers.

No entanto, após instalar as atualizações do Windows 10 KB5006670 e do Windows 11 KB5006674, o Windows começou a apresentar problemas com impressoras em rede.

Os usuários que atualizaram seus sistemas pelo Windows Update não conseguem mais usar suas impressoras para imprimir documentos e passaram a receber os seguintes erros:

  • 0x000006e4 (RPC_S_CANNOT_SUPPORT)
  • 0x0000007c (ERROR_INVALID_LEVEL)
  • 0x00000709 (ERROR_INVALID_PRINTER_NAME)

Os erros estão afetando as seguintes versões do Windows:

  • Windows 11 versão 21H2
  • Windows 10 versão 21H1
  • Windows 10 versão 20H2
  • Windows 10 versão 2004
  • Windows 10 versão 1909
  • Windows 10 versão 1809
  • Windows 10 Enterprise LTSC 2019
  • Windows 10 Enterprise LTSC 2016
  • Windows 10 versão 1607
  • Windows 10 Enterprise 2015 LTSB
  • Windows 8.1
  • Windows 7 SP1
  • Windows Server 2022
  • Windows Server versão 20H2
  • Windows Server versão 2004
  • Windows Server versão 1909
  • Windows Server versão 1809
  • Windows Server 2019
  • Windows Server 2016
  • Windows Server 2012 R2
  • Windows Server 2012
  • Windows Server 2008 R2 SP1
  • Windows Server 2008 SP2

Segundo a Microsoft, estes problemas de conexão de impressora são específicos para servidores de impressão encontrados em empresas e organizações.

Como resolver o problema de impressora que não imprimi no Windows?

A Microsoft disse que está trabalhando em uma solução que permitirá que clientes de impressão estabeleçam conexões de privacidade de pacotes RPC para servidores de impressão usando RPC sobre SMB.

Enquanto isso, os usuários podem resolver o problema nos servidores de impressão afetados que atendem ao seguinte pré-requisito:

"Os clientes de impressão devem ter instalado uma atualização do Windows lançada em janeiro de 2021 ou posterior e antes que o servidor de impressão tenha instalado" as atualizações de outubro de 2021.

Se estes requisitos forem atendidos, os usuários só precisam garantir que a segurança da rede e as soluções VPN permitam que os clientes de impressão estabeleçam conexões RPC sobre TCP com o servidor de impressão no intervalo de portas a seguir.

  • Porta de início padrão: 49152
  • Porta final padrão: 65535
  • Intervalo de portas: 16384 portas

Você pode saber mais acessando a página de ajuda da Microsoft sobre como configurar o RPC para usar certas portas e como ajudar a proteger essas portas usando IPsec.