O iPhone 15 Pro Max trouxe algumas melhorias em suas câmeras em relação ao iPhone 14 Pro Max, mas não foi uma grande transformação como se esperava.
A grande novidade é o zoom óptico de 5x, um avanço em comparação com o modelo anterior. A Apple, como de costume, manteve certo mistério sobre os detalhes de hardware por algum tempo, mas agora temos informações mais claras.
Em termos de câmeras, a maior parte delas no iPhone 15 Pro Max é a mesma do iPhone 14 Pro Max do ano anterior. A principal mudança é a introdução de um novo periscópio e uma câmera LiDAR.
As informações sobre os componentes CMOS foram compartilhadas por um usuário chamado '肥威' no Weibo e amplamente divulgadas no X, antigo Twitter.
Sabemos que a Sony forneceu a maioria dos sensores de câmera, incluindo o sensor primário de 48 MP, o IMX803, que é o mesmo do iPhone 14 Pro Max.
No entanto, há planos para aprimorar ainda mais a câmera no próximo iPhone, o iPhone 16 Pro Max, com a utilização do sensor Sony IMX903.
Mudanças na câmera do iPhone 15 Pro Max
Os sensores para a câmera ultra grande angular (IMX633) e a câmera telefoto (IMX913) permaneceram os mesmos, mas a Apple fez uma mudança notável no sensor LiDAR, optando pelo IMX591, uma atualização em relação ao IMX590 usado no ano anterior.
Mesmo a Apple não tendo feito um grande alarde sobre essas alterações, é possível que elas tragam melhorias perceptíveis quando comparadas lado a lado. A câmera selfie, no entanto, permaneceu a mesma, utilizando o sensor IMX714 do iPhone 14 Pro Max.
A estratégia de reutilizar alguns componentes de hardware da geração anterior faz sentido para controlar os custos, evitando aumentos significativos no preço final do produto para os consumidores.
Em vez de focar apenas em hardware, a Apple investiu em melhorias computacionais por meio do software para otimizar a qualidade das imagens.
Essa estratégia é semelhante à adotada pela Google em sua série Pixel, que tem recebido elogios pela qualidade de imagem capturada por suas câmeras.
Essas nuances tecnológicas podem passar despercebidas para alguns, mas são aspectos importantes a considerar ao avaliar o desempenho das câmeras nos novos iPhones.