Os desenvolvedores de Battlefield 6 estão investindo pesado contra os trapaceiros em jogos, não só no PC, mas também nos consoles.
No computador, é evidente o foco em segurança com a exigência do Secure Boot e do Trusted Platform Module (TPM) 2.0, recursos que dificultam a vida de quem tenta usar programas ilegais.
Mas a preocupação agora também se estende ao PlayStation 5 e ao Xbox Series X|S, já que até os consoles passaram a ser alvo de trapaças.
Em entrevista ao site Push Square, o diretor técnico da Ripple Effect, Christian Buhl, confirmou que o estúdio está trabalhando lado a lado com a Sony e a Microsoft para detectar dispositivos como o Cronus Zen, que se tornou uma das ferramentas mais usadas por trapaceiros nos consoles.
"É realmente uma pena que a trapaça tenha se tornado um problema também nos consoles, especialmente com equipamentos como o Cronus Zen. Por isso fizemos parceria com a PlayStation e a Microsoft nesse sentido, para ajudar na detecção. Também temos nosso próprio sistema de detecção de macros", segundo Buhl.
O executivo explicou que, no PC, o estúdio já lida com casos de uso de armas e recursos de forma anormal, como disparos excessivos com o Javelin, e que as medidas de segurança foram criadas para lidar com esse tipo de situação.
A mesma seriedade será aplicada aos consoles, com o objetivo de garantir jogos justos e competitivos para todos. O Cronus Zen engana o sistema do console fazendo o jogo acreditar que o jogador está usando apenas o controle oficial, quando na verdade há teclado e mouse conectados.
Além disso, ele permite rodar scripts e até compilar códigos que automatizam ações dentro da partida. Isso abre espaço para diferentes tipos de cheats, como mira automática, redução de recuo e outros truques que prejudicam totalmente a experiência de quem joga de forma honesta.
Com o lançamento de Battlefield 6 marcado para 10 de outubro, se não houver controle, o jogo pode ser dominado por trapaceiros logo nos primeiros dias. A expectativa é que a parceria entre Ripple Effect, Sony e Microsoft realmente ajude a minimizar o problema.
Outro ponto importante revelado pela desenvolvedora é que os jogadores de console poderão desativar o cross-play com o PC. Essa opção foi liberada por que o computador continua sendo a plataforma onde as trapaças aparecem com mais frequência.