Aumento de preços do Xbox: ex-presidente da Blizzard diz que não é por tarifas, é por lucro

Imagem de: Aumento de preços do Xbox: ex-presidente da Blizzard diz que não é por tarifas, é por lucro

A Microsoft anunciou discretamente que vai subir o preço dos consoles Xbox Series X/S nos Estados Unidos. A partir de 3 de outubro, o Series X vai ficar $50 mais caro, a versão 2TB do Series X sobe $70, e o Series S terá um aumento de $20.

Esse já é o segundo aumento do ano para a linha Xbox, o que significa que, até o começo de outubro, só nos EUA, o Series S terá subido $100, o Series X $150, e a versão 2TB do Series X vai ter aumentado $200.

Muita gente rapidamente atribuiu o aumento aos novos impostos (tarifas) impostos pelo governo americano ou, nas palavras da própria Microsoft, "mudanças no ambiente macroeconômico".

Mas, segundo Mike Ybarra, ex-presidente da Blizzard, essa explicação não conta toda a história. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Ybarra disse de forma direta:

"Os aumentos de preço dos consoles não são por causa de tarifas, são por causa de lucro. E o motivo pelo qual os lucros não estão onde deveriam é um problema muito mais profundo do que a desculpa das tarifas."

Ele ainda explica que as tarifas explicam apenas uma parte do aumento de preço. Esse segundo reajuste "é simplesmente outro problema, e os consumidores vão continuar pagando por ele", enquanto as tarifas funcionam mais como "uma desculpa para continuar subindo os preços".

Porém, as tarifas aplicadas este ano realmente afetam o preço de consoles de Nintendo, PlayStation e Xbox. Mas, como aponta Ybarra, o fato da Microsoft aumentar os preços pela segunda vez e ter dificuldades para competir com PlayStation e Nintendo é um problema que vem de antes das tarifas.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.