Aumento de preços do Xbox: ex-presidente da Blizzard diz que não é por tarifas, é por lucro

Imagem de: Aumento de preços do Xbox: ex-presidente da Blizzard diz que não é por tarifas, é por lucro

A Microsoft anunciou discretamente que vai subir o preço dos consoles Xbox Series X/S nos Estados Unidos. A partir de 3 de outubro, o Series X vai ficar $50 mais caro, a versão 2TB do Series X sobe $70, e o Series S terá um aumento de $20.

Esse já é o segundo aumento do ano para a linha Xbox, o que significa que, até o começo de outubro, só nos EUA, o Series S terá subido $100, o Series X $150, e a versão 2TB do Series X vai ter aumentado $200.

Muita gente rapidamente atribuiu o aumento aos novos impostos (tarifas) impostos pelo governo americano ou, nas palavras da própria Microsoft, "mudanças no ambiente macroeconômico".

Mas, segundo Mike Ybarra, ex-presidente da Blizzard, essa explicação não conta toda a história. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Ybarra disse de forma direta:

"Os aumentos de preço dos consoles não são por causa de tarifas, são por causa de lucro. E o motivo pelo qual os lucros não estão onde deveriam é um problema muito mais profundo do que a desculpa das tarifas."

Ele ainda explica que as tarifas explicam apenas uma parte do aumento de preço. Esse segundo reajuste "é simplesmente outro problema, e os consumidores vão continuar pagando por ele", enquanto as tarifas funcionam mais como "uma desculpa para continuar subindo os preços".

Porém, as tarifas aplicadas este ano realmente afetam o preço de consoles de Nintendo, PlayStation e Xbox. Mas, como aponta Ybarra, o fato da Microsoft aumentar os preços pela segunda vez e ter dificuldades para competir com PlayStation e Nintendo é um problema que vem de antes das tarifas.