A ASUS está preparando a ROG Matrix para a GeForce RTX 5090, revelada em um teaser curto divulgado nas redes sociais. A GPU chama atenção pelo visual e pelo RGB diferenciado, que se destaca entre outras edições da marca.
Depois da ROG Astral, a ASUS parece apostar em uma versão ainda mais premium da RTX 5090. A nova ROG Matrix vem com um design de três ventiladores e a famosa iluminação Infinity Mirror, que exibe a marca ROG e provavelmente será personalizável.
A linha ROG Matrix não é inédita, mas essa edição deve trazer um visual totalmente diferente do modelo anterior para se diferenciar.
A ASUS costuma lançar várias versões da RTX 5090, como a ROG Strix e a ROG Astral, que têm preço mais elevado que GPUs de outros fabricantes.
Para se ter uma ideia, a Gold Astral RTX 5090, feita banhada a ouro, chegou a pesar 5 kg e tinha valor estimado acima de US$ 500 mil, algo surreal para os padrões atuais.
Claro que essa nova Matrix não vai custar isso, mas o preço deve ficar acima de US$ 3.000, seguindo a tendência atual de mercado da GeForce RTX 5090.
No teaser publicado no Facebook, a ASUS mostra o design da carcaça, que termina em um formato circular. Esse "shroud" é maior que o restante da placa, oferecendo espaço para detalhes visuais exclusivos, como o efeito Infinity Mirror.
No vídeo também é possível perceber os três ventiladores, que têm o mesmo tamanho, mesmo que à primeira vista o terceiro pareça maior.
Aparentemente, trata-se de uma placa refrigerada a ar, diferente da ROG Matrix RTX 4090, que usava um sistema de resfriamento AIO integrado. A nova Matrix parece inspirada na RTX 2080 Ti Matrix, que também tinha o efeito Infinity Mirror.
- Leia também: ZOTAC RTX 5090 pega fogo rodando Battlefield 6 e deixa placa-mãe com marcas de queimado
Essa placa combinava a aparência de arrefecimento a ar com o AIO integrado, sem necessidade de instalar o radiador no gabinete. Então, existe a possibilidade da RTX 5090 Matrix também trazer um sistema AIO.
A expectativa é que a placa seja anunciada oficialmente em breve, já com clock elevado de fábrica e placa-mãe (PCB) projetada para facilitar overclock manual, permitindo ainda mais desempenho.