ARM revela novas CPUs que serão usadas ​​nos próximos chips Exynos

Imagem de: ARM revela novas CPUs que serão usadas ​​nos próximos chips Exynos

A ARM, empresa responsável pela arquitetura básica dos processadores presentes em smartphones, tablets e dispositivos vestíveis, anunciou sua mais recente geração de núcleos de CPU: Cortex-A520, Cortex-A720 e Cortex-X4.

De acordo com a empresa, esses novos núcleos trazem melhorias significativas no desempenho e eficiência energética, o que tornará os smartphones ainda mais rápidos.

A ARM também revelou um nova GPU chamada Immortalis G720, mas ainda não se tem informações sobre quais chips ela oferecerá suporte, alguns rumores indicam que ela será incluída nos próximos chips Exynos da Samsung.

A expectativa é de que esses novos núcleos de CPU estejam presentes nos processadores MediaTek Dimensity 9300, Samsung Exynos 2400 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 ainda este ano ou no início de 2024.

Atualmente, acredita-se que a série Galaxy S24 será equipada com os chips Exynos 2400 e Snapdragon 8 Gen 3. Todos os novos núcleos de CPU da ARM são de 64 bits, o que implica que não são compatíveis com aplicativos de 32 bits.

Os processadores que adotam o design DSU-120 (DynamIQ Shared Unit 120) da ARM podem incorporar CPUs com até 14 núcleos, o que os torna uma excelente opção também para PCs e laptops.

No entanto, no ecossistema de smartphones, é provável que as marcas MediaTek, Qualcomm e Samsung adotem um design 1+5+2 (1x Cortex-X4 5x Cortex-A720 2x Cortex-A520) para seus processadores octa-core.

Comparado as CPUs do ano anterior, a ARM garante um de aumento de desempenho de 27% em tarefas multi-threaded. o que é algo realmente surpreendente.

ARM DSU-120 14 Core CPU Designs

A ARM também afirma que o núcleo de CPU Cortex-X4 é 40% mais eficiente em termos de energia do que o Cortex-X3. O Cortex-X3 é utilizado em chips como o Dimensity 9200 e o Snapdragon 8 Gen 2.

Isso significa que os chips que incorporam o núcleo de CPU Cortex-X4 serão muito mais eficientes em termos de energia ao executar tarefas exigentes, como fotografia, jogos e multitarefa.

O núcleo Cortex-A520 é 22% mais eficiente em termos de energia, enquanto o Cortex-A720 possui cerca de 20% mais eficiente energética em comparação com os núcleos anteriores, o que garante uma maior autonomia da bateria nos smartphones.

O ARM Cortex-X4 oferece uma melhoria significativa tanto em desempenho quanto em eficiência energética, sendo destinado a smartphones e tablets de última geração.

Além disso, o Cortex-X4 pode atingir frequências de até 3,4 GHz e possui um cache L2 de 2 MB (o dobro em comparação com o ano anterior).

ARM Cortex X4 Features Performance

Com o Cortex-A720, a ARM tem como objetivo fornecer desempenho máximo com maior eficiência. Os núcleos da CPU Cortex-A720 são tão compactos quanto os da Cortex-A78 de alguns anos atrás, mas oferecem 10% a mais de desempenho.

Provavelmente esse núcleo de CPU será utilizado em mais chips de gama média e baixa. No geral, a ARM espera um desempenho cerca de 15% mais rápido em comparação com as gerações anteriores.

O núcleo da CPU Cortex-A520 foi projetado para tarefas mais simples e de baixa intensidade, oferecendo 22% a mais de eficiência energética em relação ao Cortex-A510 do ano passado.

Com consumo de energia semelhante, os núcleos Cortex-A520 da ARM podem oferecer 8% a mais de desempenho do que os núcleos Cortex-A510.

Isso significa que é possível que os futuros chipsets de smartphones Android migrem para uma arquitetura de 64 bits, proporcionando melhor desempenho, eficiência energética e segurança com os designs TS23 da ARM.

Essas melhorias de desempenho e eficiência serão incorporadas nos modelos Galaxy S24, Galaxy S24+ e Galaxy S24 Ultra, além da série Galaxy Tab S10.

Além dos núcleos de CPU, a ARM também apresentou a GPU Immortalis G720, projetada para os processadores de última geração de smartphones e tablets.

Essa GPU oferece um desempenho de 52% a 67% superior em tarefas de rastreamento de raios e uma melhoria de desempenho de 5% a 52% em tarefas de VRS (Variable Rate Shading) em comparação com as GPUs concorrentes.

Essa nova GPU promete maior desempenho e eficiência energética para sessões de jogos mais longas. A GPU Immortalis G720 pode ser equipada com 10 ou mais núcleos.

ARM Cortex X4 A720-A520 CPU Cores Power Efficiency

Com base na mesma arquitetura de 5ª geração, a GPU Mali-G720 será utilizada em smartphones intermediários, enquanto a GPU Mali-G620 será destinada a smartphones básicos.

A GPU Mali-G620 poderá ter até cinco núcleos, enquanto a GPU Mali-G720 poderá contar com seis a nove núcleos. Todas as novas GPUs da ARM afirmam oferecer cerca de 15% a mais de eficiência energética, o que resulta em uma maior duração da bateria durante as sessões de jogos.

ARM Immortalis G720 Mali G720 Mali G620 GPUs

Considerando que a Samsung (System LSI) está utilizando as GPUs Xclipse baseadas na AMD Radeon em seus processadores Exynos, provavelmente a empresa não utilizará as GPUs Immortalis-G720, Mali-G720 ou Mali-G620 da ARM em seus futuros chips para telefones, tablets e dispositivos vestíveis.

Via: ARM