As APUs AMD Strix Point, previstas para serem lançadas no final de 20241, foram recentemente vistas em vazamentos, revelando detalhes sobre os chips Ryzen "Halo" de 55W e "Standard" de 28W.
Esses vazamentos foram descobertos por Harukaze5719, que encontrou um novo manifesto de envio contendo as APUs "Halo" Strix Point da próxima geração.
Segundo as informações mais recentes, as APUs Strix Point virão em duas versões: uma com design monolítico clássico com até 12 núcleos de CPU baseados na arquitetura Zen 5, 16 núcleos iGPU RDNA 3+ e um NPU "Ryzen AI" XDNA 2.
A outra versão, chamada de Strix Point "Halo", será um chiplet com até 16 núcleos de CPU baseados na arquitetura Zen 5, com até 40 núcleos iGPU RDNA 3+ e um NPU muito mais rápido, avaliado em 3x os TOPs de AI do Hawk Point.
Além da APU Strix Point Halo, outra APU Strix Point padrão também foi vista no banco de dados de benchmark de GPU GravityMark. Este é o chip monolítico padrão conhecido como Strix Point (1).
Este CPU tem um ID OPN muito semelhante ao que vazou algumas horas atrás, sendo "AMD Eng Sample: 100-000000994-19_Y".
Com base no que sabemos, este é um chip de 12 núcleos e 24 threads que possui 24 MB de cache L3 e também deve apresentar a configuração iGPU de ponta de até 16 unidades de computação RDNA 3+.
Este é um benchmark específico de GPU que mostra que o iGPU RDNA 3+ estava aumentando em torno de velocidades de clock de 2,6 GHz e consumia cerca de 24W de energia (chip inteiro).
Isso confirma que estamos olhando para uma parte TDP de 28W. Segundo informações recentes, a AMD confirmou que a próxima geração de APUs Strix Point contará com a arquitetura de GPU RDNA 3+.
Além disso, a nova NPU baseada em XDNA 2 oferecerá o triplo do desempenho de AI de um NPU XDNA atual. A GPU teve quase o mesmo desempenho da GeForce GTX 1050 Ti Max-Q, mas espera-se que seja muito maior com base em rumores anteriores.
Os vazamentos recentes das APUs AMD Strix Point indicam um avanço significativo na tecnologia de processadores, com melhorias notáveis na arquitetura do núcleo e no desempenho da GPU.
Com a expectativa de lançamento para o final de 2024, essas APUs prometem trazer inovações significativas para o mercado de processadores.