A Samsung apresentou o Galaxy Z TriFold na semana passada, e o que vimos é um smartphone dobrável em três partes que se abre para quase 10 polegadas de tela.
Ele é surpreendentemente fino para um aparelho que dobra três vezes, algo que chama atenção pelo tamanho compacto. Pelas medidas que foram divulgadas, dá para imaginar que ele esteja usando baterias de silício-carbono (Si/C), tecnologia que já estava circulando como rumor há cerca de uma semana.
O Galaxy Z TriFold tem entre 12mm e 15mm de espessura quando fechado. Conseguir esse tamanho sem usar baterias avançadas é complicado, o que aumenta a chance de que ele use realmente as Si/C.
A primeira vez que o aparelho apareceu publicamente foi no "K-Tech Showcase", em 28 de outubro, na cidade sul-coreana de Gyeongju. Ele ficou atrás de um vidro no evento, que aconteceu paralelo à Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
- Leia também: Samsung se prepara para revelar o Galaxy Z TriFold, seu novo smartphone com três dobras
 
Agora, de acordo com o Korea Economic Daily, analisando as dimensões divulgadas, o TriFold realmente mede entre 1,2cm e 1,5cm quando fechado.
Para comparação, o Huawei Mate XT, que é atualmente o único concorrente direto com design triplo dobrável, tem 12,8mm de espessura.
E sabe que tipo de bateria o Mate XT usa? Isso mesmo, uma de silício-carbono. Considerando que as medidas do TriFold são bem próximas às do Mate XT, faz sentido acreditar que a Samsung também adotou essa tecnologia, confirmando o rumor antigo.
A diferença é que, enquanto o Huawei combina dobras para dentro e para fora, a Samsung adotou um mecanismo em formato de "U" para proteger a tela. Ou seja, a tela externa não se junta com a interna quando o celular é aberto.
As baterias Si/C funcionam de um jeito bem interessante, o ânodo consegue armazenar até 10 vezes mais íons de lítio do que as baterias de lítio tradicionais, aumentando bastante a capacidade.
Para evitar que quebrem, esses ânodos são reforçados com nanocarbono resistente a fraturas. O resultado é uma bateria fina, mas com capacidade grande.
Além disso, o Galaxy Z TriFold deve vir com três baterias somando mais de 5.000 mAh, câmera principal de 200 MP com zoom de até 100x, processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 e corpo feito de titânio.
Ainda não dá para ter certeza se o TriFold vai realmente usar as baterias de silício-carbono, mas considerando o tamanho e os rumores, é bem provável. Segundo o Sammobile, o lançamento deve rolar ainda este ano, então não deve demorar para descobrir-mos.








