Após 13 anos atrás da Samsung, a Apple ultrapassou a gigante sul-coreana e se tornou a líder mundial em vendas de smartphones em 2023. Segundo dados da IDC, a Apple vendeu 234,6 milhões de unidades, enquanto a Samsung ficou com 226,6 milhões.
A diferença entre as duas foi de apenas 8 milhões de aparelhos, mas suficiente para dar à Apple uma participação de mercado de 20,1%, contra 19,4% da Samsung.
Em 2023, a Apple teve um ano muito positivo, com o lançamento dos modelos iPhone 14 e iPhone 15, que atraíram a atenção dos consumidores por suas inovações em design, desempenho e câmera.
Além disso, a Apple soube aproveitar a demanda contínua por seus produtos, especialmente na China, seu maior mercado, onde enfrentou a concorrência da Huawei, que sofreu com as sanções dos Estados Unidos.
"Embora tenhamos visto um forte crescimento de players Android de baixo custo, como Transsion e Xiaomi, no segundo semestre de 2023, decorrente do rápido crescimento nos mercados emergentes, o maior vencedor é claramente a Apple. A Apple não é apenas a única empresa no Top 3 a apresentar um crescimento positivo anualmente, mas também conquista o primeiro lugar anualmente pela primeira vez. Tudo isto apesar de enfrentar desafios regulatórios crescentes e uma concorrência renovada da Huawei na China, o seu maior mercado. O sucesso e a resiliência contínuos da Apple devem-se em grande parte à tendência crescente de dispositivos premium, que agora representam mais de 20% do mercado, alimentados por ofertas agressivas de troca e planos de financiamento sem juros", disse Nabila Popal, diretora de pesquisa da equipe Worldwide Tracker da IDC.
A Apple também se beneficiou de ofertas agressivas de troca e planos de financiamento sem juros, que incentivaram os clientes a adquirirem seus smartphones premium, que representam mais de 20% do mercado.
Samsung registra queda significativa nas vendas
A Samsung, por sua vez, teve um ano de 2023 difícil, com uma queda de 13,6% nas vendas em relação a 2022. A empresa foi afetada pela desaceleração econômica global, causada pela pandemia de Covid-19, que reduziu o interesse dos consumidores por smartphones.
A Samsung também enfrentou a concorrência de outras marcas de smartphones Android, como a Xiaomi e a Transsion, que cresceram nos mercados emergentes, oferecendo aparelhos de baixo custo e boa qualidade.
A empresa sul-coreana ainda se manteve forte nos segmentos de alto padrão, com os modelos Galaxy S23 e os dobráveis da linha Z, mas não foi o suficiente para manter a liderança.
O que esperar de 2024?
Em 2024, o mercado de smartphones deve se recuperar e apresentar um cenário competitivo e dinâmico. A tendência é que os celulares dobráveis ganhem mais espaço, assim como os recursos de inteligência artificial.
A Apple deve continuar aproveitando sua posição no topo, com o sucesso do iPhone 15 Pro Max, que tem uma lente telefoto exclusiva, e o lançamento do iPhone 16, que deve trazer mais novidades.
A Samsung, por outro lado, deve trabalhar duro para recuperar o terreno perdido, com o lançamento do Galaxy S24, que deve acontecer hoje (17), e outros desafios, como a escassez de chips e a pressão ambiental.
A disputa entre as duas gigantes promete ser acirrada, e o consumidor deve sair ganhando com mais opções e qualidade, além de preços mais competitivos.