Apple pode lançar seu primeiro óculos AR em 2027

Imagem de: Apple pode lançar seu primeiro óculos AR em 2027

A Apple pode estar planejando lançar uma versão acessível do Apple Vision Pro, o que algo como um óculos com tamanho reduzido e com funcionalidades semelhantes.

Segundo um mapa de produtos compartilhado por um informante, a empresa também está planejando entrar em outra categoria: os óculos AR. Esses óculos prometem ser uma abordagem mais prática para o uso diário.

Curiosamente, o mapa de produtos também menciona um iPad dobrável que será lançado no mesmo ano que os óculos inteligentes, ou seja, 2027.

No entanto, apesar da ambição da Apple, a empresa já enfrentou várias falhas e obstáculos permanentes que a forçaram a abandonar o desenvolvimento de vários produtos.

De acordo com algumas fontes do setor, a Apple está desenvolvendo um par de óculos AR, mas a tecnologia de chip ainda não avançou o suficiente para ser usada em tal produto.

A Samsung Securities produziu um mapa de produtos compartilhado por Revegnus no Twitter/X. Com base nas últimas previsões, uma parte dos óculos AR será lançada daqui a três anos, juntamente com um iPad dobrável.

https://twitter.com/Tech_Reve/status/1768935856004563368

No entanto, a Apple prioriza a lucratividade acima de tudo. Se o mercado não responder bem a tais produtos lançados por seus concorrentes, é improvável que a empresa siga com este lançamento.

Antes dos óculos AR, a Apple ainda precisa resolver o preço de seu headset atual, com um modelo de baixo custo previsto para ser lançado em 2025. Mas esse é o menor dos problemas da empresa de Cupertino.

Como os óculos AR precisam ser extremamente leves, os engenheiros da empresa enfrentarão problemas como reduzir o peso usando baterias menores, o que significa que esses óculos inteligentes terão um tempo de execução significativamente reduzido.

Um funcionário da empresa relatou anteriormente que este projeto não tinha como seguir em desenvolvimento, mas a equipe continuou apenas para manter o CEO da Apple, Tim Cook, feliz.

O maior obstáculo é usar um chip que pode oferecer o desempenho de um iPhone de geração atual enquanto consome um décimo da energia para evitar o superaquecimento.

Como isso levará anos para a empresa aperfeiçoar, provavelmente é uma boa ideia adiar os óculos AR o máximo possível até que todos os problemas visíveis sejam resolvidos.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.