O chip M1 da Apple, primeiro da linha ARM, ganhou mais um destaque que o diferencia dos demais. O processador, agora tem a capacidade de trabalhar com o Windows 10, após seus desenvolvedores apostarem na introdução do sistema em sua configuração.
A nova aposta tem sido um pouco fora da zona de conforto da fabricante dos chips, mesmo assim, o SoC conseguiu ultrapassar o desempenho do Surface Pro X da Microsoft.
Mesmo que o Windows 10 ainda não tenha suporte legal para o M1, já é possível usar a versão ARM do sistema operacional com o chip da Apple, isso é capaz através de virtualização.
Apesar da existência da ausência de otimizações, diversos benchmarks na web demostraram que a solução encontrada pela equipe da Apple traz resultados muito promissores.
Em teste realizado no Apple M1 e no Surface Pro X utilizando a mesma versão do Windows 10, pelo perfil do Twitter "imbushuo", os resultados apontaram que há uma vantagem considerável para o componente desenvolvido pela Apple.
De acordo com o teste, o Apple M1 foi aprovado no Geekbench com pontuação de 1.288 no teste single-core e 5.685 na avaliação de múltiplos núcleos.
Já o Surface Pro X possui no benchmark aproximadamente 800 pontos no teste de um núcleo e cerca de 3.000 para o teste multi-core.
Lançado no final de 2019, o Surface Pro X veio como um processador desenvolvido pela Microsoft junto com a Qualcomm. Mesmo com o interesse da fabricante do Windows pela arquitetura ARM, o chip SQ1 já perdia para o Apple Silicon que veio antes do M1.
Fonte: Windows Central