A Apple cancelou os planos de continuar fornecendo uma versão mais barata de seu smartphone Premium. O iPhone SE deixará de ser produzido a partir de 2024.
De acordo com Ming-Chi Kuo, um importante analista dos produtos da Apple, a fabricante teria informado a suas cadeias de suprimentos que cancelou os planos de lançar o iPhone SE 4 em 2024.
Segundo alguns rumores, a quarta geração do iPhone SE poderia apresentar o primeiro chip 5G produzido pela a Apple e marcaria o fim do uso da tecnologia Qualcomm nos futuros modelos carro-chefe do iPhone.
Kuo já havia alertado no mês passado que a baixa procura por iPhones de médio a baixo custo, como o iPhone SE 3, iPhone 13 mini e iPhone 14 Plus poderia levar ao cancelamento do iPhone SE 4 é.
Agora, o analista fala sobre um suposto cancelamento do iPhone SE 4 e afirma que a Qualcomm continuará fornecendo chips 5G a Apple em 2024, inclusive para a série iPhone 16.
O analista ainda afirma que a Apple estaria testando seu próprio modem 5G para smartphones no modelo SE 4, mas como ele foi cancelado, a empresa terá que manter o modem 5G da Qualcomm devido a preocupações de desempenho.
"Devido a preocupações de que o desempenho do chip de banda base interno possa não ser igual ao da Qualcomm, a Apple planejou inicialmente lançar seu chip de banda base em 2024 e deixar o iPhone SE 4 de baixo custo adotá-lo primeiro e decidir se deve deixar o iPhone 16 usar seu chip de banda base dependendo do status de desenvolvimento do iPhone SE 4", disse Kuo.
"No entanto, o cancelamento do iPhone SE 4 aumentou significativamente as chances de a Qualcomm permanecer como fornecedora exclusiva de chips de banda base para a nova série iPhone 16 do 2S24, o que é melhor do que o consenso de mercado de que a Qualcomm começará a perder pedidos de iPhone em 2024", acrescentou.
Se o iPhone SE 4 for cancelado, a Qualcomm deve continuar dominando o mercado global de radiofrequência (RF) de telefones de última geração até 2023 e 2024, levando a lucros muito maiores do que os concorrentes.
Apesar de a Apple ter lançado seu próprio chipset em setembro de 2017 com o lançamento do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, a Qualcomm continua sendo a fornecedora exclusiva de chips baseband.
"Espera-se que o forte mix de produtos da empresa, que confere vantagens competitivas, mitigue os impactos negativos da recessão econômica e permita que a Qualcomm volte a ter um crescimento sólido à frente de seus concorrentes assim que a economia se recuperar", observou o analista.
Kuo não revela o real motivo do por que a Apple cancelou o iPhone SE. Ele também não deixa claro se as preocupações da empresa com o desempenho de seu próprio modem influenciou na decisão.
Com a quarta geração do iPhone SE cancelada, não é possível prever quando a próxima geração será lançada, se é que isso acontecerá. A Apple ainda não comentou o caso.
Via: Medium