A Apple está trabalhando na produção de modems 6G para seus futuros dispositivos, apesar de estar enfrentando desafios no desenvolvimento de seus modems 5G.
Em um relatório anterior, o analista da indústria, Mark Gurman, menciona que, apesar da empresa ainda estar investindo em modems 5G, o progresso está diminuindo devido a obstáculos técnicos que ainda não foram solucionados.
Em resposta a essas afirmações, a Apple agora parece estar concentrando seus esforços para incorporar conectividade 6G em seus futuros dispositivos, segundo novas informações recentes.
De acordo com um relatório do Power On, Gurman destaca que a Apple está ampliando seus esforços no desenvolvimento de conectividade 6G para seus próximos dispositivos.
Isso contraria os relatos anteriores sobre a possível interrupção dos modems 5G personalizados da empresa, Gurman também sugere que a Apple planeja continuar investindo nessa tecnologia.
Antes, havia especulações de que a Apple buscava reduzir a dependência da Qualcomm para seus modems, e havia rumores sobre o iPhone SE 4 sendo o primeiro a apresentar o modem 5G personalizado da Apple.
No entanto, é importante observa que, esta não é a primeira vez que ouvimos falar sobre os planos da Apple em relação à tecnologia 6G.
Em 2021, as listas de empregos da Apple mencionavam o 6G, e agora, as atualizações revelam vagas para arquitetos de software de sistemas de modem, indicando uma expansão nos esforços da empresa para desenvolver a tecnologia 6G.
Além disso, a Apple se juntou a um grupo de telecomunicações da Alliance for Telecommunications Industry Solutions (ATIS) para impulsionar o desenvolvimento do 6G.
A ATIS busca liderar a tecnologia móvel na América do Norte em conectividade 6G, ao mesmo tempo que evolui o 5G a longo prazo.
As estimativas mais recentes sugerem que o 6G pode oferecer velocidades 100 vezes superiores ao 5G, mas essa tecnologia ainda está em estágio inicial e não há como saber os reais ganhos de performance.
Além disso, apesar dos planos ambiciosos da Apple, o 6G só deve ser uma realidade por volta de 2030. Além disso, a implementação global do 5G já está em andamento, o que pode resultar em atrasos para a adoção do 6G.
Por fim, a Apple continua contratando profissionais para trabalhar na tecnologia 6G, enquanto Gurman reafirma que os modems 5G personalizados podem chegar com o lançamento do iPhone SE 4 em 2025.