AMD Zen 6 pode mudar instalação da RAM DDR5 nas placas-mãe AM5

Imagem de: AMD Zen 6 pode mudar instalação da RAM DDR5 nas placas-mãe AM5

A AMD tá se preparando pra lançar a nova geração dos processadores Ryzen com a arquitetura Zen 6, codinome "Medusa".

Os boatos que tão circulando, principalmente em fóruns da China e compartilhados pelo Uniko's Hardware, dizem que esses chips vão vir com duas controladoras de memória (IMCs), o que muda completamente o esquema de encaixe da memória DDR5 nas placas-mãe.

Quem entende de hardware sabe que a controladora de memória integrada é quem faz a ponte entre o processador e os pentes de memória RAM. E o que tão dizendo é que agora a AMD pode colocar duas dessas controladoras nos novos Ryzen "Medusa".

Não ficou claro se elas estarão no mesmo chip ou se serão separadas, mas a mudança é certa e afeta diretamente como os módulos DDR5 vão ser instalados.

Até agora, nas placas-mãe com soquete AM5, o padrão de encaixe mais eficiente era nos slots A0 e B0. Isso fazia com que o boot (a inicialização do sistema) funcionasse mais suave e sem dor de cabeça.

Mas com essa mudança nas controladoras, a posição ideal pros pentes de memória vai ser nos slots A1 e B1. Ou seja, se o usuário continuar encaixando como fazia antes, pode ser que o desempenho não fique lá essas coisas.

Essa mudança deve afetar principalmente as placas com dois slots de memória, como as Mini-ITX e algumas mATX. As ATX geralmente têm quatro slots e podem ser mais versáteis, mas só alguns modelos voltados pra overclock têm esse layout com dois DIMMs.

Compatibilidade pode ser um problema (mas a AMD tá de olho nisso)

Ainda não tem confirmação oficial da AMD, mas os rumores dizem que ela já tá tentando liberar suporte pros slots antigos (A0/B0) mesmo nesses novos chips Zen 6.

O detalhe é que, mesmo que funcione, a performance pode ser inferior comparado com o uso dos novos slots recomendados (A1/B1).

Ou seja, quem quiser extrair tudo do processador novo, vai ter que prestar atenção nisso na hora de montar ou atualizar o PC.

Por enquanto, a placa-mãe MSI MPOWER com soquete AM5 é uma das poucas que, segundo as informações, já estaria pronta pra trabalhar direitinho com essa nova configuração de memória.

Mas o certo mesmo só vai dar pra saber quando a AMD fizer o anúncio oficial e explicar direitinho como tudo vai funcionar nas placas-mãe atuais.

A nova geração Zen 6 também deve trazer melhorias em outras áreas, como mais núcleos de processamento e aumento na quantidade de cache.

Isso deve deixar os Ryzen "Medusa" ainda mais potentes, tanto pra jogos quanto pra tarefas mais pesadas como edição de vídeo, renderização e multitarefa pesada.

A previsão é que esses processadores cheguem ao mercado no ano que vem, então quem tá pensando em montar um PC novo ou fazer upgrade já pode ir acompanhando essas novidades pra não acabar com um sistema que não aproveita tudo que os chips Zen 6 têm pra oferecer.