A AMD, uma das líderes globais em tecnologia de semicondutores, lançou a próxima geração de seus chips da série Versal, os SoCs adaptativos Versal Gen 2.
Esses chips foram projetados especificamente para atender às crescentes necessidades de IA do mercado prometendo entregar até três vezes mais desempenho que a geração anterior.
Isso é possível graças à integração de CPUs ARM de alto desempenho, que proporcionam um cálculo escalar 10 vezes mais rápido.
A configuração da CPU dos chips Versal AI Gen 2 é bastante diversificada, apresentando oito processadores Cortex A78AE e dez núcleos Cortex R52, além de uma GPU ARM Mali-G78AE para uso em exibição.
A AMD não revelou muitos detalhes sobre a nova série Versal, mas foi revelado que a plataforma suporta controladores de memória DDR5/LPDDR5X, juntamente com várias outras atualizações de conectividade que os tornam mais amplamente adotados entre o público.
A demanda por aplicações incorporadas habilitadas para IA está explodindo e impulsionando a necessidade de soluções de chip único para a aceleração mais eficiente de ponta a ponta dentro das restrições de potência e área dos sistemas embarcados.
Com mais de 40 anos de liderança em computação adaptativa, esses dispositivos Versal de última geração reúnem vários motores de computação em uma única arquitetura, oferecendo alta eficiência de computação e desempenho com escalabilidade do low-end ao high-end.
A AMD parece estar progredindo para se tornar um concorrente viável nos segmentos incorporados. Se a AMD continuar neste ritmo, é provável que ganhe uma imensa atenção.
Outro fator interessante notado pelos slides de apresentação divulgados pela AMD é que a empresa está investindo pesadamente no ecossistema de IA, especialmente em relação aos avanços sendo feitos dentro do Vitis AI, as bibliotecas da empresa construídas para processamento eficiente de IA.