Adobe usa DMCA para encerrar projeto que mantém o Flash Player ativo

Imagem de: Adobe usa DMCA para encerrar projeto que mantém o Flash Player ativo

O Adobe Flash é um dos softwares mais populares para desenvolvimento de jogos e animação, mas foi encerrado em 31 de dezembro de 2020.

O Flash Player foi bloqueado pela a Adobe a partir de 12 de janeiro de 2021 e desde então os usuários foram alertados para que desinstalassem imediatamente o Flash Player para ajudar a proteger seus sistemas.

Mas, de acordo com um relatório recente, o Flash Player continua ativo e com suporte na China pelo site Flash.cn, gerenciado pela Zhong Cheng Network, o único distribuidor autorizado de Flash na China.

Segundo a empresa, o objetivo de manter o Flash ativo na China era para sistemas corporativos onde o aplicativo ainda é uma grande parte do ecossistema de TI local e é amplamente usado nos setores público e privado.

Além disso, garantiu que a versão chinesa do Flash recebe uma atualização de segurança por mês e que disponibiliza gratuitamente para os usuários.

No entanto, há um problema com esta versão, pois vem pré-instalado com um programa de adware chamado "Flash Helper" da Adobe que executa anúncios no PC dos usuários.

De acordo com fontes de segurança, este software que usa como base o Flash Player e um programa de adware apresenta um comportamento malicioso.

Para resolver esses problemas e muito outros, um usuário do GitHub com o apelido "darktohka" lançou um projeto "Clean Flash Installer" que limpava o Flash chinês de qualquer software indesejado e também o mantinha atualizado.

"O Clean Flash Installer instala esta versão atualizada do Flash disponível gratuitamente, mas vem SEM o programa de adware", disse darktohka.

"Dessa forma, o Clean Flash Installer pode ser usado por qualquer pessoa para usar uma versão relativamente segura do Flash Player após o término do suporte para Flash", acrescentou.

No entanto, isso não foi bem visto pela a Adobe, que em 04 de outubro, apresentou uma queixa ao GitHub contra o desenvolvedor por violar o Digital Millennium Copyright Act (DMCA).

De acordo com um representante legal da Adobe, o projeto Clean Flash Installer viola a lei de direitos autorais, pois contém o código do programa que pertence à Adobe.

"Adobe Inc. é a proprietária dos direitos autorais e estou autorizado a agir em seu nome. Nosso software Adobe Flash Player foi violado. Os arquivos em questão contêm nossos materiais de propriedade da Adobe Inc. com direitos autorais (código de software)" disse a Adobe, acrescentando que o projeto deve ser removido.

Pouco depois da reclamação DCMA, o projeto foi retirado do GitHub. Insatisfeito com a decisão, darktohka rejeitou as alegações de violação de direitos autorais e insistiu que havia escrito o código do Clean Flash por conta própria, sem usar o código original da Adobe.

"Como este é o meu projeto de paixão, estou profundamente decepcionado com a ação da Adobe. O repositório em questão hospeda apenas o código do instalador do projeto, que foi escrito por mim e não contém nenhum código infrator", explicou darktohka.

"Adobe Flash foi uma grande parte da nossa infância, e é devastador que a Adobe prefere que todos usem versões super desatualizadas do software quando versões com atualizações de segurança estão disponíveis gratuitamente. Não faz sentido para eles DMCA um instalador que foi escrito de forma independente e faz uso da versão disponível gratuitamente e para download do projeto", acrescentou.

O mais estranho nesse caso é que a Adobe entrou com ação DMCA apenas contra o projeto Clean Flash Installer, que supostamente, apenas remove o conteúdo malicioso do Flash Player da China que continua ativo.

Por mais essencial que seja, ninguém irá usar um software que apresenta riscos a segurança e privacidade. Resta apenas esperar para descobrir as reais intenções da Adobe nesse caso.

Via: Torrent Freak