A Adobe havia anunciado em 2017 que encerraria o suporte para Flash Player em 31 de dezembro de 2020, deixando de distribuir ou atualizar o Flash Player.
Como prometido, a Adobe retirou o plug de seu Flash Player em 31 de dezembro de 2020. Os usuários não receberão mais atualizações de segurança para o Adobe Flash Player que se aplica ao Microsoft Edge Legacy e Internet Explorer 11 da Microsoft.
A partir de janeiro de 2021, o Adobe Flash Player será desabilitado por padrão e todas as versões anteriores ao KB4561600 lançadas em junho de 2020 serão bloqueadas.
Os recursos para download relacionados ao Adobe Flash Player hospedados nos sites da Microsoft não estarão mais disponíveis. No entanto, a Adobe não bloqueará a execução de conteúdo Flash no Flash Player até 12 de janeiro de 2021.
Lançado em 1996, o Adobe Flash Player ganhou popularidade trazendo jogos e animações para a web. Além disso, o Flash também deu suporte ao YouTube e sites semelhantes que transmitem vídeo de alta qualidade.
No entanto, ao longo dos anos, o Flash Player tem estado em risco de segurança devido a várias vulnerabilidades críticas de Zero-Day que foram exploradas por cibercriminosos.
Além disso, a era dos smartphones mudou tudo, tornando difícil para a Adode acompanhar as mudanças do mercado. O uso reduzido da tecnologia, juntamente com a disponibilidade de opções de tecnologia aberta mais seguras e de melhor desempenho, como HTML5, WebGL e WebAssembly, dificultaram ainda mais.
A Adobe está exibindo alertas em computadores Windows, recomendando aos seus usuários que desinstalem o Flash Player imediatamente para "ajudar a proteger seus sistemas".
Uma vez que a Adobe não oferecerá mais suporte ao Flash Player após 31 de dezembro de 2020 e bloqueará a execução de conteúdo Flash no Flash Player a partir de 12 de janeiro de 2021, a Adobe recomenda fortemente que todos os usuários desinstalem imediatamente o Flash Player para ajudar a proteger seus sistemas.
Alguns usuários podem continuar vendo lembretes da Adobe para desinstalar o Flash Player de seus sistemas. Para obter mais informações sobre o assunto, você pode verificar no site oficial da Adobe.