7 Hábitos para manter a saúde da bateria do iPhone em 98% após anos de uso

Imagem de: 7 Hábitos para manter a saúde da bateria do iPhone em 98% após anos de uso

Se você tem um iPhone 16 Pro Max, preste atenção em como usa o aparelho, principalmente na forma de carregar a bateria, por que depois de passar quase um ano, é possível manter a saúde da bateria e preservá-la em até 98%.

O aparelho foi usado todos os dias para trabalho, consumo de mídia e comunicação, o que torna isso um resultado bem positivo.

Não é sobre ficar obcecado com os números, mas sim fazer pequenos ajustes constantes que, com o tempo, fazem uma grande diferença. Porém, baterias são peças consumíveis, ou seja, nenhum iPhone vai manter 100% da saúde da bateria para sempre.

O que dá para fazer é desacelerar o desgaste para que o celular continue funcionando bem por mais tempo. A Apple sabe disso e oferece várias opções no iOS para ajudar a reduzir o envelhecimento da bateria com o tempo.

Com disciplina e seguindo algumas práticas, é possível melhorar bastante a durabilidade. Aqui estão os hábitos que você precisa seguir para manter o iPhone 16 Pro Max com uma bateria boa após 12 meses de uso:

1. Carregamento otimizado

Sempre deixe o recurso "Carregamento Otimizado da Bateria" ativo. Isso faz com que o celular pare de carregar em 80% durante a noite. Esse cuidado reduz o estresse da bateria, desde que você não tenha definido um limite de carga manual.

2. Evite calor

Nunca carregue o celular sob luz solar direta ou enquanto roda apps pesados. Carregar e usar o aparelho ao mesmo tempo aumenta o desgaste da bateria. O ideal é carregar o iPhone em um ambiente fresco.

3. Disciplina no intervalo de carga

Normalmente, carregue o iPhone entre 20% e 90% da bateria. Nunca deixe o aparelho descarregar completamente nem deixe carregando em 100% por horas.

4. Acessórios originais

Sempre use carregador e cabo originais da Apple. Produtos baratos de terceiros podem fornecer energia de forma irregular e reduzir a vida útil da bateria.

5. Atualizações de software

Mantenha o iOS e todos os aplicativos atualizados. Isso garante que o sistema execute otimizações de bateria e corrija bugs que podem consumir energia desnecessariamente.

A Apple também trouxe o novo Modo de Energia Adaptativo com inteligência artificial nas versões mais recentes do iOS, que ajuda a economizar ainda mais.

6. Controle do consumo em segundo plano

Desative as notificações e a atividade em segundo plano de apps que você não usa regularmente. Isso evita ciclos de consumo desnecessários.

7. Uso diário eficiente

Sempre que o dia estiver corrido ou não precisar de processos em segundo plano, ative o Modo de Pouca Energia. Com isso, você consegue mais de um dia completo de bateria e reduzir o número de ciclos de carregamento anual.

Depois de um ano, esses hábitos viram rotina. A chave não é se preocupar com cada porcentagem, mas adotar pequenos cuidados que prolongam a saúde da bateria. Se você pretende usar seu iPhone por alguns anos, essas práticas fazem uma diferença enorme.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.