YouTube Shorts: Novo rival do TikTok chega aos EUA

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O YouTube Shorts acabou de ser lançado nos Estados Unidos, a plataforma com formato de vídeos curtos que competirá com o TikTok já está disponível há vários meses na Índia e promete trazer grandes mudanças no mercado de vídeos curtos.

Estreando com uma versão beta nos Estados Unidos, o YouTube Shorts traz novos recursos e todos os recursos de qualquer clone do TikTok.

Para ajudar os criadores de conteúdo, a plataforma contará com uma câmera multissegmento que torna mais fácil juntar clipes de maneira mais rápida.

Além disso, terá uma ampla seleção de faixas de música com catálogos de mais de 250 gravadoras e editoras, uma ferramenta de legendagem de aparência robusta, lançada junto com o lançamento nos Estados Unidos.

"Nós realmente queremos criar um playground de criatividade aqui, onde damos aos criadores a matéria-prima para produzir ótimos vídeos", disse Todd Sherman, líder de produtos do YouTube para Shorts.

Como o TikTok, os usuários poderão passar por um feed infinito de vídeos curtos gerado por algoritmos, assinar seus criadores favoritos, explorar hashtags ou sons específicos e remixar faixas de áudio de outros vídeos.

Até a interface é semelhante ao player do TikTok. Mas, em vez de ter seu próprio aplicativo, o Shorts viverá em um novo carrossel na guia inicial do aplicativo do YouTube para celular.

A empresa também está testando uma guia dedicada ao Shorts. Enquanto o Shorts apresenta muitos dos recursos básicos, faltam muitos recursos que tornaram o TikTok um sucesso viral único no mundo.

Praticamente não há recursos colaborativos disponíveis no Shorts. Os usuários não serão capazes de responder a outros vídeos ou juntar-se em uma versão do dueto como no TikTok.

Também está faltando uma maneira de ver um feed mais selecionado. Por enquanto, o Shorts oferece apenas seu feed algorítmico principal, semelhante à página "Para você" do TikTok, sem opção de visualizar apenas vídeos de contas nas quais você se inscreveu.

Sherman diz que a empresa vê os Shorts como um novo caminho para o surgimento da próxima geração de criadores de conteúdo.

O próprio YouTube está enfrentando um cenário hipercompetitivo de criadores estabelecidos que se especializam em fazer vídeos que normalmente duram 10 minutos ou mais.

O Shorts oferece aos criadores uma chance de quebrar esse molde, muito parecido com o que o YouTube ofereceu originalmente aos criadores da Internet quando foi lançado em 2005.

"Acho que a verdadeira essência do Shorts é permitir que a próxima geração de criadores que talvez até achassem muito difícil, anteriormente, até mesmo considerasse a criação no YouTube", explica Sherman.

"E se pudermos ajudar a cumprir nossa missão de dar voz a eles, acho que isso nos faria sentir que continuamos a desenvolver o YouTube de uma forma que o mantém relevante para a próxima geração de criadores de conteúdo esta plataforma.", acrescentou.

Isso não quer dizer que o Shorts não oferecerá nada aos criadores existentes. Para começar, o YouTube compartilhará assinaturas em canais tradicionais e no Shorts.

Portanto, todos os usuários que encontrarem seu conteúdo no Shorts e se inscreverem para acompanhar mais dele, também se inscreverão no canal da plataforma tradicional de formato longo.

Assim, os criadores que já possuem milhares de assinantes já terão um público integrado para poderem entregar vídeos direto do Shorts.

Em pelo menos uma implementação do Shorts, o YouTube está testando entregar os vídeos do Shorts diretamente nas guias de inscrição dos usuários.

De acordo com Sherman, o YouTube tem alguns grandes planos de como integrar o Shorts ao ecossistema mais amplo do YouTube no futuro.

Além disso, a empresa pretende trazer recursos que podem ajudar os iniciantes a se destacarem em um campo que já está dominado pelo TikTok e outros concorrentes menos estabelecidos como o Reels do Instagram ou o Spotlight do Snapchat.

Esses recursos serão essenciais, já que o YouTube está chegando muito tarde num mercado que já é dominado pelo TikTok. E como o Reels e Spotlight mostraram, não será uma tarefa fácil superar a mistura mágica de alquimia algorítmica do TikTok, ferramentas e tendências virais.

Infelizmente, o YouTube Shorts já está tentando se atualizar, e seus recursos exclusivos do YouTube ainda estão muito incompletos.

O Shorts têm algumas ligações inteligentes com os vídeos tradicionais do YouTube. No lançamento, os criadores serão capazes de pular direto para a criação de um Short a partir de videoclipes para músicas licenciadas, por exemplo.

E no futuro, a empresa planeja permitir que os usuários remixem o som de qualquer vídeo do YouTube para uso no Shorts, uma potencial mina de ouro de conteúdo para os criadores remixarem em novos memes e vídeos.

Os usuários do YouTube poderão cancelar, se preferirem que seus áudios não sejam usados. Mas o Shorts precisa de muitas melhorias.

Por exemplo, os vídeos do Shorts que usam um clipe de música podem criar um link para o videoclipe no YouTube, mas não há uma coleção fácil ou link para encontrar uma música do Shorts no reprodutor de vídeo do YouTube normal, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=0-ay_m4AljU

Embora esteja começando por trás, o YouTube é uma força incomparável para vídeos online, e o fato de que os criadores podem fazer uma transição perfeita entre vídeos curtos e longos, enquanto trazem seu público com eles, é algo a descartar.

"À medida que crescemos Shorts, podemos conectar esse ecossistema ao YouTube mais amplo. E isso significa que se você for um criador de formato curto e crescer para se tornar um criador de formato longo, esse público pode crescer com você", diz Sherman.

Poder conectar-se diretamente às fontes originais de conteúdo de áudio, seja uma música, um clipe de filme ou um trecho de uma entrevista, também é uma vantagem poderosa para o YouTube, assim como o tamanho do site.

Como explica Sherman, "Um dos fundamentos que tem ajudado tantas pessoas a se tornarem criadores é que, se você der a elas entradas de alta qualidade, é mais provável que elas cheguem a saídas de alta qualidade remixando outras coisas".

E se você está procurando uma plataforma para inserir vídeos, é difícil encontrar uma fonte maior do que o Youtube. Mas ainda há grandes questões sem resposta que o YouTube precisa descobrir sobre o Shorts.

A principal delas, é como os criadores de conteúdo ganharão dinheiro. "Acho que o mundo espera que o YouTube apoie os criadores. E acho que isso se estenderá também aos Shorts", diz Sherman.

"A maneira como pensamos sobre isso é: a televisão tem um modelo de negócios diferente dos filmes, o YouTube tem um modelo de negócios diferente da televisão e o Shorts terá um modelo de negócios diferente do YouTube comun."

Ganhar dinheiro fazendo vídeos

Por enquanto, o YouTube não está fazendo anúncios sobre como serão as opções de monetização no Shorts. Outra grande questão é o que o YouTube está planejando fazer para garantir que o Shorts não acabe como qualquer outro aplicativo.

Sherman disse que isso é algo que a equipe do Shorts está investigando, mas que eles têm uma linha tênue pela frente.

O YouTube não quer desencorajar os criadores de postar seu conteúdo em várias plataformas, mas também não quer que as pessoas apenas saim repostando vídeos de outras pessoas que acabaram de baixar do TikTok.

A empresa disse que levará um pouco de tempo para que o Shorts seja lançado globalmente, mas que deve "estar disponível para todos nos Estados Unidos nas próximas semanas".

Via: The Verge