O YouTube anunciou que irá remover a contagem de deslikes em vídeos da plataforma como medida para proteger os criadores de conteúdos de assédios online como o que aconteceu com Luisa Sonsa, em junho de 2020.
Na época, a cantora que passava por um período de separação conturbado com seu ex-marido Whindersson Nunes, recebeu um alto número de "deslikes" em seu clipe "Flores".
A mudança deixará o número de deslikes privado e só o dono do canal poderá acompanhar a contagem, mas o botão de deslike continuará público.
A iniciativa do YouTube surge em meio a uma preocupação sobre como as plataforma de mídias sociais estão sendo usadas para atacar injustamente criadores de conteúdo com deslikes.
- Leia também: iPhone 17 Pro e Pro Max são lançados com A19 Pro, câmeras avançadas e refrigeração por vapor
"No início deste ano, experimentamos o botão de não gostar para ver se as alterações poderiam ou não ajudar a proteger melhor nossos criadores de assédio e reduzir os ataques de antipatia onde as pessoas trabalham para aumentar o número de não gostam nos vídeos de um criador", disse a equipe do YouTube.
"Como parte deste experimento, os espectadores ainda podem ver e usar o botão de não gostar. Mas, como a contagem não era visível para eles, descobrimos que era menos provável que eles visassem o botão de antipatia de um vídeo para aumentar a contagem. Resumindo, os dados do nosso experimento mostraram uma redução no comportamento de ataque de aversão. Também ouvimos diretamente de criadores menores e daqueles que estão apenas começando, que eles são injustamente visados por esse comportamento e nosso experimento confirmou que isso ocorre em uma proporção maior em canais menores", acrescentou.
Como ver o número de deslikes no YouTube
Os criadores de conteúdo do YouTube agora só poderão encontrar a contagem exata de deslikes de seus vídeos no YouTube Studio, junto com outras métricas da plataforma.
O YouTube começou a implementar a mudança gradualmente na quarta-feira (10) e deve ser concluída até 2022.
Via: YouTube Blog