Pouco tempo depois de chegar às lojas, o novo iPhone Air já começou a gerar queixas entre os primeiros compradores, alguns usuários estão encontrando condensação dentro da lente da câmera.
Nas redes sociais, principalmente no Reddit e no Twitter (agora X), surgiram fotos mostrando lentes embaçadas. O problema não acontece com todos, mas alguns usuários disseram que a lente da câmera embaça depois de mudanças rápidas de temperatura ou em ambientes muito úmidos.
A condensação não é algo totalmente novo em smartphones, mas o caso chama atenção por ser em um aparelho premium como o iPhone Air, ainda mais considerando que a Apple destacou bastante o cuidado com o design e a durabilidade do modelo.
O YouTuber Luke Miani compartilhou no X que seu iPhone Air comprado no primeiro dia apresentou condensação na câmera. Outro usuário, conhecido como Dongle, postou imagens do iPhone Air dele e comentou:
- Leia também: iPhone Air acaba enterrando a categoria de celulares ultrafinos antes mesmo de ela existir
"meu iPhone Air tem condensação na câmera... talvez isso seja mais comum do que parece". Houve também um relato no Reddit, que depois foi deletado, mas a situação era a mesma.
Ainda não dá para dizer se o problema é geral, mas caso seja, pode reforçar críticas de que a Apple exagerou na busca por um design superfino. Mesmo que o embaçamento desapareça sozinho, ele pode deixar uma impressão negativa entre os primeiros usuários.
Alguns já especulam que a causa pode estar no menor isolamento da câmera ou em diferenças na dissipação térmica se comparado ao iPhone 17 Pro, que possui um sistema de gerenciamento térmico dedicado.
Se a lente do seu iPhone Air apresentar condensação, o ideal é manter o aparelho em temperatura ambiente por um tempo para que as gotículas de água evaporem naturalmente.
Evite usar o celular em ambientes muito úmidos e mudanças bruscas de temperatura para reduzir o risco do embaçamento voltar. A Apple já reconheceu que condensação dentro da lente não é normal e pode causar danos permanentes ao hardware.
Por enquanto, é cedo para afirmar que se trata de um defeito generalizado. A recomendação é seguir as instruções da Apple, que inclui deixar o dispositivo secar naturalmente e, se o problema persistir, procurar o suporte oficial da empresa.








