Ubuntu Core 20: Linux para dispositivos IoT e sistemas incorporados

Imagem de: Ubuntu Core 20: Linux para dispositivos IoT e sistemas incorporados

A Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu Linux, anunciou uma versão do sistema operacional para dispositivos IoT (Internet of things ou internet das coisas), Ubuntu Core 20, que vem como uma versão mínima do Ubuntu 20.04 LTS.

De acordo com a empresa, esta versão principal reforça a segurança do dispositivo com inicialização segura, criptografia total do disco e recuperação segura do dispositivo.

"Cada dispositivo conectado precisa de segurança de plataforma garantida e uma app store", disse Mark Shuttleworth, fundador e CEO da Canonical.

"O Ubuntu Core 20 permite que os inovadores criem coisas altamente seguras e se concentrem inteiramente em seus próprios recursos e aplicativos exclusivos, com confinamento e atualizações de segurança integradas ao sistema operacional.", acrescentou.

Ubuntu Core 20 aborda o custo de design, desenvolvimento e manutenção de dispositivos seguros com atualizações regulares, automatizadas e confiáveis incluídas.

A Canonical trabalha com fornecedores de silício e fabricantes de design original (ODMs) para agilizar todo o processo de lançamento de um novo dispositivo no mercado.

A empresa e seus parceiros oferecem SMART START, um contrato de preço fixo para lançar um dispositivo que cobre consultoria, engenharia e atualizações para os primeiros 1000 dispositivos em hardware certificado, para reduzir o risco do projeto IoT.

Esta versão se baseia em pontos fortes estabelecidos para o Ubuntu Core. As melhores atualizações de segurança oferecem suporte a atualizações de software autônomas controladas e econômicas para frotas OEM que "consertam tudo, em qualquer lugar, rapidamente".

"As lojas de aplicativos sustentam a nova onda de modelos de negócios de dispositivos conectados", disse Galem Kayo, gerente de produto do Ubuntu Core.

"Conforme os aplicativos se movem para o limite, o valor dos dados em locais remotos aumenta. O Ubuntu Core 20 adiciona inicialização segura com criptografia completa de disco apoiada por hardware para garantir a confidencialidade de invasores físicos.", acrescentou

O Ubuntu Core 20 é certificado nos populares computadores de placa única x86 e ARM, incluindo o Raspberry Pi 4. Assim como com as versões anteriores, a Canonical protege dispositivos essenciais para negócios por 10 anos.

O Ubuntu Core 20 está disponível para download no site oficial.

Fonte: Blog Ubuntu