O Audi RS 3 modelo 2022 é o novo carro sedã de terceira geração da fabricante automotivo alemã que traz tecnologias inovadoras e melhor qualidade de desempenho.
De acordo com um relatório do Driving, que publicou uma análise do primeiro teste drive do RS 3, este modelo 2022 recebeu muitos ajustes na direção que melhoraram o manuseio do veículo.
Além disso, ele recebeu alguns ajustes em algumas outras áreas como motor e design, vamos dar uma olhada nesses reajustes neste artigo.
Motor
O modelos de carro RS da Audi se destacam pelo seu motor turbo-cinco e seu som distinto. No Audi RS 3, o motor foi ajustado para ampliar a faixa de potência e aumentar a saída.
Ele agora oferece 401 cavalos de potência (até 7 hp) e 369 libra-pés de torque (até 15 lb-pés) rodando entre 2.250 e 5.600 rpm, então ele puxa com mais força através da importante faixa intermediária.
Além disso, ele aciona uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas com modos normal, esportivo e manual e o sistema Audi Quattro de tração nas quatro rodas.
O Quattro divide a potência do motor com base no modo de avanço, funcionando como um piloto dianteiro até que mais tração seja necessária. Já, os modos mais dinâmicos equilibram o fornecimento de energia da frente para trás.
A combinação destes recursos faz com que o Audi RS 3 possa atingir a velocidade de 100 quilômetros por hora em apenas 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h ou 290 km/h.
O RS 3 também possuem modos dinâmicos que equilibram o fornecimento de energia do motor e o conforto do veículo. Veja abaixo:
- Efficiency: ideal para ser usado quando a luz do combustível acende.
- Comfort: ideal para usar enquanto roda pela cidade.
- Dynamic: ideal para momentos de diversão.
- Performance: Faz uso otimizado do Torque Splitter.
- Auto: escolhe o modo mais apropriado com base nas informações do motorista.
Embora haja várias opções de configuração do RS 3 2022, segundo relatório, a melhor opção é o Modo Auto na maioria dos casos.
Manuseio
Um dos destaques de manuseio do Audi RS 3 é a nova configuração de eixo traseiro "Torque Splitter" com dois pacotes de embreagem controlados eletronicamente, um para cada um dos semieixos traseiros.
O Torque Splitter aumenta a tração enviada para a roda traseira externa, ajudando a entregar a potência correta à roda correta, levando apenas 180 milissegundos para mudar de uma roda para a outra.
Esta ação reduz significativamente a subviragem e a quantidade de comando de direção necessária. A diferença é que a configuração do Torque Splitter tem um modo de deriva total chamado "RS Torque Rear".
Este modo envia toda a potência do motor para uma roda traseira, chegando até 1.291 libra-pés quando a marcha é fatorada.
Isso permite que a traseira do carro seja puxada para fora de uma curva para ajudar na estabilidade do veículo. Tudo isso é feito de maneira automática pelo sistema do veículo.
Os carros de teste foram equipados com a suspensão desportiva RS Plus e amortecedores adaptativos que mudam continuamente o amortecimento de acordo com a entrada do driver e o modo de direção selecionado.
Em praticamente todo o test drive, o RS 3 estava no modo Dynamic, já que elimina a oscilação da carroceria, aguça a resposta da direção e usa o Torque Splitter para torná-la mais dinâmica.
Isso ocorre por que cada faceta é supervisionada pelo controlador de dinâmica modular do veículo (mVDC), para que tudo funcione em harmonia.
Design
O Audi RS 3 possui uma layout com tema de corrida apoiado por dois assentos dianteiros RS reforçados. Embora o suporte que eles oferecem seja ideal, qualquer pessoa com um traseiro maior pode achá-los um pouco tensos.
Finalmente, há um volante de fundo plano de três raios que inclui uma faixa na posição das 12 horas, este é um velho truque de piloto que fornece uma referência visual para a posição do volante.
Uma dos diferenciais internos é encontrado no controlador que fica à direita do shifter, na maior parte, ele cuida do sistema de som.
Quando comparado com a lógica e facilidade de uso que definem as outras funções, parece um pouco desajeitado. Felizmente, existem controles montados no volante.
Além disso, esta terceira geração do RS traz uma cabine muito mais agradável, melhor potência e uma melhoria significativa no manuseio.
Preço e disponibilidade
O Audi RS 3 pousará no Canadá no segundo trimestre de 2022. O preço e as especificações completas estarão disponíveis próximo à data de lançamento.
Via: Driving