A Valve anunciou o encerramento do suporte da plataforma Steam para os sistemas operacionais Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 a partir de 1º de janeiro de 2024.
Isso significa que a plataforma deixará de funcionar em versões antigas do Windows e os usuários não terão mais acesso aos jogos Steam, a menos que atualizem o sistema operacional para o Windows 10 ou Windows 11.
Segundo a Valve, apenas 2% dos usuários serão afetados por essa mudança, mas para aqueles que resistem em atualizar seu sistema operacional, este pode ser o momento de migrar para um Windows mais moderno.
A decisão da Valve se deve ao fim do suporte ao Chrome em versões mais antigas do Windows, o que é necessário para o cliente Steam, e às atualizações de segurança disponíveis apenas no Windows 10 e posteriores.
Embora a maioria das máquinas que executam o Windows 7 possam executar o Windows 10 sem problemas, o Windows 11 possui requisitos mais rigorosos de segurança que podem exigir um dispositivo totalmente atualizado.
O Windows 11 usa o TPM 2.0 para compensar alguns dos riscos de segurança inerentes aos chips mais antigos, que agora são mais suscetíveis a malwares modernos e outros tipos de ataques.
Para aqueles que não desejam atualizar suas máquinas, há alternativas como o NVIDIA GeForce Now, que permite jogar uma quantidade significativa de títulos da Steam.
Além disso, há o Steam Deck, um dispositivo mais barato e acessível do que um PC com uma configuração completa para jogos e executa centenas dos melhores jogos de PC extremamente bem.
O fim do suporte do Steam a sistemas operacionais mais antigos não é nenhuma surpresa, a Valve já vem incentivando os usuários da plataforma a atualizarem seus sistemas operacionais há algum tempo.
Embora a transição possa ser um pouco complicada para alguns usuários, a mudança para um sistema operacional mais moderno pode proporcionar uma experiência de jogo mais segura e eficiente.
Para aqueles que ainda não atualizaram seus sistemas operacionais, é importante notar que a partir de 1º de janeiro de 2024, o Steam Client não será mais executado no Windows 7, 8 e 8.1.
Para continuar acessando o Steam e quaisquer jogos ou outros produtos adquiridos por meio da plataforma, será necessário atualizar para uma versão mais recente do Windows.
Via: Windows Central








