Steam adiciona camada de segurança para desenvolvedores

Imagem de: Steam adiciona camada de segurança para desenvolvedores

A Valve, empresa por trás da plataforma Steam, está intensificando a segurança para as contas de desenvolvedores na plataforma.

Agora, para lançar uma versão de um aplicativo publicamente disponível, é necessário associar um número de telefone à conta Steamworks e confirmar o lançamento por meio de um código enviado via SMS pelo Steam.

Além disso, ao adicionar um novo usuário ao grupo de parceiros Steamworks, será necessário inserir esse código de confirmação.

Uma atualização importante é que os desenvolvedores não podem mais usar o steamcmd para definir a ramificação padrão de um aplicativo lançado. No entanto, ainda é possível utilizá-lo para upload de compilações e preparação de ramificações beta.

Essa mudança ocorreu em resposta a uma violação de segurança, na qual hackers invadiram algumas contas de desenvolvedores e inseriram malware nas compilações públicas.

Os usuários que baixaram jogos afetados receberam uma notificação do Steam, alertando sobre o ocorrido e instruindo-os a realizar verificações de segurança em seus sistemas.

"Estamos entrando em contato com você porque você lançou recentemente[...] no Steam. A conta Steam do desenvolvedor deste jogo foi recentemente comprometida e os invasores carregaram uma nova versão que continha malware.

A compilação comprometida foi carregada em 24 de agosto de 2023 às 9h33 PST e revertida em 25 de agosto de 2023 às 12h06 PST. Se você jogou no Steam durante esse período, é provável que um malware tenha infectado seu computador.

A versão que contém o malware suspeito foi imediatamente revertida e eliminada do Steam, mas recomendamos fortemente que você execute uma verificação completa do sistema usando um produto antivírus em que você confia ou que usa regularmente e inspecione seu sistema em busca de software inesperado ou recém-instalado. Você também pode considerar reformatar totalmente seu sistema operacional para garantir que nenhum software malicioso permaneça em sua máquina."

De acordo com a Valve, apenas alguns jogos com pouca popularidade foram afetados, impactando menos de cem usuários. Um dos jogos afetados foi o NanoWar: Cells VS Virus, conforme revelado pelo fabricante, Benoît Freslon, no Twitter.