A Sony pretende comprar o site de streaming de anime Crunchyroll por quase US $ 1 bilhão. Segundo novas informações, o negócio entre as duas empresas está na fase final das negociações. Crunchyroll é a plataforma de streaming de anime líder da indústria.
De acordo com um relatório do Nikkei Asia, a aquisição pode custar à gigante de eletrônicos com sede em Tóquio mais de 100 bilhões de ienes ou aproximadamente US $ 957 milhões.
Isso ocorreu no momento em que a Sony conquistou os direitos exclusivos de negociação da Crunchyroll. Com sede em San Francisco, o serviço de streaming foi fundado em 2006, e em 2018 foi adquirido pela AT&T, empresa de telecomunicações dos Estados Unidos.
Esta não é a primeira vez que a Sony adquire um serviço de streaming de anime. Em 2017, a Sony comprou a distribuidora de anime Funimation, com sede nos Estados Unidos, que licencia shows como Attack on Titan, Fullmetal Alchemist e One Piece.
Embora a empresa tenha conquistado 1 milhão de assinantes pagantes com a maior parte deles nos Estados Unidos, o atual serviço da Sony enfrenta problemas para expandir sua base de assinantes e também não conseguiu o amplo alcance como o Crunchyroll.
A Crunchyroll tem 70 milhões de membros gratuitos em mais de 200 países e 3 milhões de assinantes pagantes em todo o mundo.
Como parte do acordo, a Sony também poderá ter acesso a mais de 1.000 títulos de animes e 30.000 episódios que expandirão ainda mais sua base de clientes no Japão, assim como no exterior, fortalecendo suas ofertas de entretenimento.
Se a compra da Crunchyroll pela Sony for concluída, a competição global por conteúdo streaming entre empresas como Netflix, Hulu e outros serviços de streaming deve esquentar ainda mais, esses serviços irão disputar licenças de filmes, séries e programas populares.
Fonte: Nikkei Asia