Siri com IA deixará de ser um assistente padrão no iOS 18

Imagem de: Siri com IA deixará de ser um assistente padrão no iOS 18

Faltando menos de duas semanas para a WWDC, a Apple está prestes a lançar o iOS 18 que implementará novas melhorias no iPhone com a tecnologia de inteligência artificial (IA).

As melhorias em IA terão como principal alvo o assistente Siri, que deve trazer diversas mudanças em sua funcionalidade padrão, de acordo com um relatório de Mark Gurman da Bloomberg.

A Apple já estiva trabalhando juntamente com o Google e a OpenAI, agora a empresa está acelerando sua adaptação ao crescente uso da IA generativa.

Segundo Gurman, a Apple está desenvolvendo uma grande atualização para a Siri, utilizando IA para gerenciar recursos nos aplicativos por meio de comandos de voz.

"O novo sistema permitirá que o assistente controle e navegue em um iPhone ou iPad com mais precisão. Isso inclui ser capaz de abrir documentos individuais, mover uma nota para outra pasta, enviar ou excluir um e-mail, abrir uma publicação específica no Apple News, enviar um link da web por e-mail ou até mesmo solicitar ao dispositivo o resumo de um artigo… Será limitado aos próprios aplicativos da Apple no início, com a empresa planejando oferecer suporte a centenas de comandos diferentes."

Com essa atualização, a Siri poderá seguir comandos mais avançados, superando as limitações anteriores do sistema.

Utilizando comandos de linguagem natural, a assistente será capaz de realizar tarefas complexas, introduzindo uma nova dimensão graças aos grandes modelos de linguagem desenvolvidos pela Apple.

Com isso, o assistente virtual no iOS 18 será capaz de executar múltiplos comandos ao avaliar a atividade do usuário no dispositivo.

Os recursos de IA da Siri serão ativados automaticamente, mas a empresa também planeja disponibilizar um botão para desativá-los quando o usuário quiser.

Inicialmente, essas melhorias estarão disponíveis apenas para os aplicativos nativos da Apple, com suporte para aplicativos de terceiros sendo considerado para o futuro.

Muitas solicitações serão processadas diretamente no dispositivo, mas para tarefas mais complexas, a Apple poderá utilizar soluções baseadas em nuvem.

Os novos recursos da Siri lembram o Bixby da Samsung, lançado em 2017, que trouxe facilidades avançadas aos usuários através de comandos de voz dentro dos aplicativos.

Naquela época, o Bixby era algo inovador, seguindo nesse mesmo sentido, a Apple pretende superar essas capacidades com sua nova atualização de IA para a Siri.

O novos recursos de IA para o iPhone estarão disponíveis em uma atualização subsequente, a iOS 18.x, prevista para o próximo ano.

Apesar de ainda não podermos utilizar a versão mais avançada da Siri, a Apple dará uma prévia das mudanças durante o evento WWDC, no dia 10 de junho.