TecFoco / Hardwares / Samsung pode mudar o nome do Exynos 2600 em sua nova geração de chips 2nm

Samsung pode mudar o nome do Exynos 2600 em sua nova geração de chips 2nm

Imagem de: Samsung pode mudar o nome do Exynos 2600 em sua nova geração de chips 2nm

A Samsung está trabalhando em seu próximo processador de 2nm, que muitos esperavam que fosse chamado de Exynos 2600. Mas um rumor recente sugere que a empresa pode estar planejando um rebranding total dessa linha de chips.

Essa mudança começaria já com o processador que será usado na futura linha Galaxy S26. Se isso acontecer, pode ser um passo estratégico para a empresa reduzir sua dependência dos processadores da Qualcomm nos seus celulares topo de linha.

O boato surgiu em um post de @Vhsss_God na rede social X (antigo Twitter). Ele afirma ter informações exclusivas sobre os planos da Samsung para seu primeiro chip de 2nm.

Até agora, sabemos que a Samsung já conseguiu atingir um rendimento de 30% na fase de testes de fabricação do Exynos 2600 usando sua tecnologia GAA de 2nm.

Além disso, está previsto que o protótipo desse processador entre em produção em massa a partir de maio. Com isso em mente, a ideia de uma mudança de nome pode não passar de especulação.

Samsung ainda depende da Qualcomm

Outro ponto levantado no rumor é que a Samsung pretende se livrar de vez dos chips Snapdragon da Qualcomm. Mas olhando para a realidade do mercado, isso não parece algo tão simples.

A Qualcomm tem sido a principal fornecedora de processadores para os celulares da Samsung, principalmente porque a divisão de semicondutores da empresa sul-coreana ainda enfrenta muitos desafios para competir diretamente com a rival americana.

Esses problemas são um dos motivos pelos quais a Qualcomm decidiu fabricar todos os processadores Snapdragon 8 Elite Gen 2 com a TSMC.

A fabricante taiwanesa está utilizando sua terceira geração da tecnologia de 3nm para produzir esses chips, garantindo um alto nível de eficiência e desempenho. A Samsung já está desenvolvendo sua primeira geração de chips em 2nm, mas há mais novidades no horizonte.

Relatórios anteriores indicam que a empresa também está trabalhando em um novo processador, com codinome "Ulysses", que usará uma versão ainda mais avançada do processo de 2nm.

Ainda não se sabe se esse novo chip também sofrerá uma mudança de nome, mas por enquanto, o rumor sobre o Exynos 2600 parece incerto. Ainda é cedo para afirmar com certeza se a Samsung realmente vai mudar o nome do Exynos 2600.

O mais provável é que a empresa esteja focada em resolver seus problemas na produção de chips de última geração antes de pensar em rebranding.

Porém, qualquer avanço na produção dos processadores Exynos pode ser um indício de que a Samsung quer voltar a competir de igual para igual com a Qualcomm no mercado de smartphones premium.