Samsung diz que Exynos 2600 será o primeiro chipset GAA de 2 nm da empresa

Imagem de: Samsung diz que Exynos 2600 será o primeiro chipset GAA de 2 nm da empresa

Durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre de 2025, a Samsung confirmou que vai iniciar a produção em massa de um novo processador para celulares com a tecnologia de 2 nanômetros (nm) ainda este ano.

Apesar de não haver muitos detalhes, uma conversa com analistas revelou que esse novo chip será o Exynos 2600, e ele deve chegar com melhorias na NPU – a unidade responsável por tarefas de IA no celular.

A Samsung não entrou em detalhes sobre o poder de processamento ou gráficos do novo chip, o que indica que ele ainda está sendo ajustado antes de ser oficialmente apresentado ao mercado.

Segundo rumores da indústria, os primeiros testes de produção começaram em junho, mas os resultados iniciais mostram que apenas cerca de 30% dos chips estavam saindo sem defeitos – um número ainda baixo para uma produção em larga escala.

Apesar disso, a empresa parece mais preparada agora do que quando lançou seus chips com tecnologia de 3nm, que tiveram diversos problemas.

A expectativa da Samsung é chegar a 70% de rendimento até o fim do ano, um patamar considerado mais seguro para competir no mercado global e atrair clientes importantes, como a Qualcomm.

Um dado interessante é que a Samsung já fechou um contrato de US$ 16,5 bilhões com a Tesla para fabricar chips usando essa mesma tecnologia de 2nm. Isso mostra que a empresa está realmente focada em tornar essa nova etapa um sucesso.

Segundo o analista Bryan Ma, que participou da sessão de perguntas e respostas após o anúncio financeiro, o Exynos 2600 será o primeiro chip da Samsung fabricado com o processo 2nm GAA (Gate-All-Around) – uma tecnologia com maior eficiência e menor consumo de energia.

Porém, o foco principal da empresa, pelo menos por enquanto, é apontar as melhorias na NPU, deixando de lado, por enquanto, qualquer comparação com outros chips do mercado ou mesmo com relação ao desempenho da CPU e GPU.

O Exynos 2600 já apareceu no Geekbench 6 e ele estava rodando com dez núcleos de CPU. Isso indica que a Samsung está em uma fase avançada de testes.

Outra novidade é que a empresa está usando tecnologias para controlar o aquecimento do chip, como o Heat Pass Block (HPB) e o FOWLP (Fan-out Wafer Level Packaging), que ajudam o processador a manter a temperatura estável mesmo sob alta carga de trabalho.

Essas soluções devem contribuir para um melhor desempenho em tarefas que exigem mais do aparelho, como jogos e multitarefas.

Ainda não há data confirmada para o lançamento do Exynos 2600, mas tudo indica que ele deve equipar os celulares top de linha da Samsung em 2026.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.