Cada vez mais nos deparamos com testes de velocidade da rede de internet Starlink um tanto bizarros de usuários tentando entender como a solução de conectividade de satélite funciona em diferentes situações.
Recentemente, vimos que ela funciona muito bem a 4 mil metros de altura e alguns se perguntaram como poderia ser o desempenho da rede Starlink em movimento.
Graças a um australiano chamado Harold, que decidiu fazer um teste bastante particular poderemos saber a resposta. Ele montou uma antena Starlink em seu veículo Tesla Model X com um suporte de metal customizado.
Após isso, ele partiu para a primeira rodovia e atingiu uma velocidade de 100 km/h para testar o desempenho da rede e compartilhou tudo em seu perfil no Twitter.
O resultado é sem dúvidas muito interessante, a rede atingiu 200 Mbps de download e 17 Mbps de upload, um desempenho realmente excelente em relação ao tipo de uso.
No entanto, o usuário não compartilhou dados como ping e jitter que são as verdadeiras fraquezas do sistema de satélite de Elon Musk.
Mas, já que a ocasião serviu para testar o alcance máximo de uso da rede Starlink que possui uma cobertura limitada a um raio de 40 km do endereço cadastrado durante a ativação.
Harold percebeu um bom funcionamento dentro de 30 km de sua casa, mas percebeu uma perca de sinal crescente nos próximos 10 km.
O resultado é realmente muito bom, considerando que o serviço ainda está em fase de experimento e disponível apenas para um número limitado de usuários desde setembro.
Via: Harold