A Qualcomm não apresentou apenas o Snapdragon 8 Elite Gen 5. A empresa também revelou uma nova linha de processadores poderosos para notebooks chamada Snapdragon X2 Elite, disponível em duas versões: Snapdragon X2 Elite Extreme e Snapdragon X2 Elite.
Ambos são fabricados no processo de 3 nanômetros (3nm), garantindo mais eficiência e desempenho. O Snapdragon X2 Elite Extreme é considerado o processador mais avançado já lançado pela Qualcomm e chega para competir diretamente com o Apple M4 Max.
Ele aparece com um único modelo identificado como X2E-96-100 e traz 18 núcleos no total: 12 núcleos Prime (voltados para o máximo desempenho) e 6 núcleos de performance.
Esse é o primeiro chip ARM a alcançar a frequência de 5.00GHz, mas esse boost só é possível quando apenas um ou dois núcleos estão ativos.
Para atingir essa velocidade, os fabricantes de notebooks precisarão investir em sistemas de resfriamento avançados. Outros detalhes técnicos incluem:
- Cache total: 53MB
- Frequência máxima dos núcleos Prime: 4.40GHz
- Frequência máxima dos núcleos de performance: 3.60GHz
- GPU Adreno rodando a 1.85GHz
- NPU Hexagon com desempenho de 80 TOPS (operações por segundo voltadas para IA)
- Suporte a RAM LPDDR5X com largura de banda de até 228GB/s
O Snapdragon X2 Elite chega em duas versões diferentes, com números de peça X2E-88-100 e X2E-80-100. A mais potente dessas versões também vem com 18 núcleos (12 Prime + 6 performance) e atinge até 4.70GHz em um ou dois núcleos.
Assim como no modelo Extreme, ela conta com 53MB de cache. Já a versão mais simples traz: 12 núcleos no total e 34MB de cache.
Ambos os modelos compartilham as seguintes características: GPU a 1.70GHz, NPU Hexagon com 80 TOPS, suporte a RAM LPDDR5X e largura de banda da memória chegando a 152GB/s.
The Snapdragon X2 Elite Extreme will fuel the fastest, most powerful and efficient Windows PCs on the market. #SnapdragonSummit
· 18-core CPU
· First Arm compatible 5GHz CPU
· 80 TOPs Qualcomm Hexagon NPU pic.twitter.com/bPpKdlVtz8
— Snapdragon (@Snapdragon) September 24, 2025
O Snapdragon X2 Elite Extreme foi desenvolvido para notebooks premium e pensado em tarefas pesadas como: experiências de IA generativa, análises complexas de dados, edição profissional de mídia e pesquisa científica.
Segundo a Qualcomm, o novo CPU Oryon de 3ª geração é até 75% mais rápido que os concorrentes com o mesmo consumo de energia. A nova GPU Adreno oferece 2,3 vezes mais eficiência energética em comparação à geração anterior.
Já a NPU Hexagon de 80 TOPS é apontada como a mais rápida do mundo em laptops, ideal para rodar recursos de IA em paralelo em dispositivos Copilot+ PCs.
Os primeiros notebooks equipados com os novos processadores Snapdragon X2 Elite Extreme e Snapdragon X2 Elite devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2026. Até agora, a Qualcomm não revelou quais fabricantes vão lançar os primeiros modelos.