Primeira atualização do Windows 11 está deixando as CPUs AMD ainda mais lentas

Imagem de: Primeira atualização do Windows 11 está deixando as CPUs AMD ainda mais lentas

A AMD publicou um comunicado na semana passada alertando sobre os problemas de desempenho que seus chips vem enfrentado no Windows 11.

Como solução do problema, a fabricante dos chips disse que estava trabalhando com a Microsoft para lançar uma atualização para corrigir a perca de desempenho de seus processadores no novo Windows 11.

Agora, a Microsoft acabou de anunciar a primeira atualização do Windows 11, mas, aparentemente isso complicou ainda mais as coisas para a AMD.

De acordo com o TechPowerUp, a nova atualização do Windows 11 aumentou ainda mais a latência das CPUs AMD, isso significa uma piora no desempenho dos processadores no Windows 11.

Há alguns dias, a AMD e a Microsoft encontraram dois problemas críticos no Windows 11 em dispositivos que usam processadores Ryzen.

Um deles, pode fazer com que a latência do cache L3 triplique, reduzindo o desempenho da CPU em até 15% em alguns jogos. O outro afeta a tecnologia de núcleos da AMD.

Esse segundo bug afeta a área da CPU responsável por transferir Threads para o núcleo mais rápido de um processador, diminuindo o desempenho em tarefas que dependem de um uso maior de CPU como no caso de alguns aplicativos.

Segundo a TechPowerUp que mediu a latência do cache L3 de um processador AMD Ryzen 7 2700X que tem em média uma latência de 10ns e com o Windows 11 17ns. O patch de atualização aumentou a latência para 31,9ns.

"Isso ficou muito pior com a atualização do 'Patch Tuesday' de 12 de outubro, aumentando a latência para 31,9ns", disse TechPowerUp.

Isso claramente é uma piora preocupante, inclusive a AMD já havia alertado sobre este tipo de problema que poderia piorar ainda mais o desempenho de suas CPUs no Windows 11.

Mas, segundo informações recentes, os patches para corrigir os dois problemas em processadores Ryzen devem chegar antes do final deste mês.

Além disso, há rumores de que a Microsoft já está trabalhando numa forma de resolver o problema de cache L3 com um patch que será lançado na próxima semana, mais precisamente até 19 de outubro.

Já o problema de núcleos, as informações é de que a AMD está preparando um driver para solucionar o problema que deve ser entregue no final mês e estará disponível no Windows Update assim que for lançado.

Bugs são comuns em novos lançamentos de sistemas operacionais, mas é surpreendente que o Windows 11 apresente tantos problemas, especialmente se considerarmos que a Microsoft limitou a quantidade de processadores.

Além disso, aparentemente nada foi detectado durante o período em que o Windows 11 foi lançado ao público em uma versão de teste beta, o que deixa a coisa ainda mais feia para a Microsoft.

De qualquer forma, esses bugs devem ser corrigidos logo, para que aqueles que estão sofrendo com a perca de desempenho de seus processadores, só resta esperar por um patch.

Via: Tech Power Up