Pokémon Pokopia chega ao Switch 2 em março de 2026 com game-key card

Imagem de: Pokémon Pokopia chega ao Switch 2 em março de 2026 com game-key card

O jogo Pokémon Pokopia, um spin-off mais leve da franquia feito pela Koei Tecmo, já tem data marcada para chegar ao Nintendo Switch 2.

Depois do anúncio feito em setembro no Nintendo Direct, quando só se sabia que sairia em 2026, agora foi confirmado que o lançamento mundial vai acontecer em 5 de março de 2026. Além disso, tudo indica que ele vai usar o formato game-key card.

Para quem não lembra, Pokémon Pokopia coloca o jogador no papel de um Ditto que assume a forma de um humano. A partir daí, ele passa a cuidar de uma fazenda cheia de Pokémon, criando um ambiente de convivência tranquila, onde cada Pokémon participa do plantio, da rega e do cuidado das plantações no dia a dia.

No começo, a Nintendo não havia dito que Pokopia seria distribuído por game-key card. Mas um vídeo divulgado recentemente mostra como esse tipo de cartão funciona e inclui o jogo como exemplo.

Segundo o VGC, isso pode fazer com que Pokopia seja o primeiro título publicado pela Nintendo a sair nesse formato. Mesmo com desenvolvedores comentando que o game-key card pode ajudar a lidar com limitações físicas de cartuchos, o formato ainda gera discussão entre jogadores.

Muitos reclamam porque o cartão é físico, mas não traz o jogo dentro dele. A Nintendo já comentou que produções próprias, como Mario e Zelda, não vão usar game-key card.

Porém, agora sabemos que essa separação vale para jogos criados internamente pela Nintendo. Já projetos desenvolvidos por outros estúdios, mas publicados por ela, podem usar esse formato.

É o caso de Pokémon Pokopia, desenvolvido pela Game Freak e pela Koei Tecmo, com publicação da The Pokémon Company no Japão e da Nintendo no resto do mundo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo com análises confiáveis e focados em tecnologia.