O Android é conhecido por permitir que aplicativos e serviços sejam executados em segundo plano com mais liberdade do que no iOS.
No entanto, muitos desenvolvedores abusam desses privilégios e mantêm seus aplicativos desnecessariamente em execução em segundo plano, o que afeta significativamente a duração e a velocidade da bateria dos telefones.
Para solucionar esse problema, os fabricantes do Android utilizam métodos agressivos para eliminar os aplicativos em segundo plano para preservar a vida útil da bateria dos dispositivos.
Agora, com o lançamento do Android 14 e da One UI 6.0, a Samsung está trabalhando com o Google para facilitar o trabalho dos desenvolvedores de aplicativos que seguem as diretrizes de desenvolvimento do Android.
O Google anunciou que está trabalhando em conjunto com as empresas para criar soluções que impeçam os aplicativos em segundo plano de interromper sua funcionalidade no Android sem recorrer a práticas agressivas.
A Samsung é a primeira parceira do Google nessa iniciativa e confirmou em seu site de desenvolvedores que criou uma política unificada para "criar uma experiência de usuário mais consistente e confiável para os usuários do Galaxy".
A partir da One UI 6.0, a Samsung garante que não eliminará os serviços em segundo plano de aplicativos direcionados ao Android 14, desde que esses aplicativos tenham sido desenvolvidos de acordo com a nova política de API de serviço de primeiro plano do Android.
No total, o Android 14 trará três mudanças para lidar com aplicativos e serviços em segundo plano que os desenvolvedores poderão usar para aproveitar as restrições do JobScheduler.
Em primeiro lugar, os desenvolvedores precisam declarar os tipos de serviço de primeiro plano e solicitar permissões específicas do tipo para que o sistema operacional saiba quando é possível usar serviços de primeiro plano.
Em segundo lugar, os aplicativos precisam usar o novo tipo de tarefa de transferência de dados iniciada pelo usuário para tarefas iniciadas pelo usuário, como downloads e uploads de grande porte, para continuar em segundo plano sem problemas, aproveitando as restrições do JobScheduler.
E, por fim, é necessário cumprir as novas políticas do Google Play para garantir o uso adequado dos serviços de primeiro plano e dos trabalhos de transferência de dados iniciados pelo usuário.
Ao seguir as novas políticas do Google para o Android 14, os desenvolvedores de aplicativos não precisam se preocupar com a interrupção de seus aplicativos em segundo plano pelo sistema operacional.
Essa iniciativa beneficiará desenvolvedores de aplicativos, marcas e usuários, pois a garantirá que seus aplicativos funcionem corretamente em diferentes dispositivos Android de marcas diferentes.
Com isso, a One UI 6.0 resolverá um problema antigo que afeta a duração da bateria dos dispositivos Android e garantirá uma melhor experiência do usuário e maior eficiência no uso da bateria.
Via: SamMobile